"A presença invisível dos Santos Anjos é-nos de grande ajuda e conforto: eles caminham ao nosso lado e protegem-nos em todas as ocasiões, defendem-nos dos perigos e a eles podemos recorrer em todos os momentos." (Bento XVI, 29/09/2008)
A devoção aos santos Anjos nunca deve substituir ou prejudicar o culto a DEUS; antes, é um meio para Lhe prestar um culto mais intenso e mais íntimo, através de um conhecimento e um amor maior a DEUS, que o homem pode receber através do auxílio do Anjo. Quem encontra na devoção aos Anjos algo fantasioso ou fabuloso está no caminho errado.
Nos últimos séculos,o inimigo vem semeando o joio de uma pseudo-arte que distorce a imagem autêntica do Anjo. Por toda a parte esta semente danosa veio brotar em prejuízo de eficácia da ação dos Santos Anjos. Anjinhos despidos, sentimentais e lânguidos vem alimentando o povo com suas histórias infantis.
Porém, quem lançar um olhar para o tempo da Antiga Aliança e para o tempo da vida de CRISTO na terra, reconhecerá quão sério e importante foi o papel do Anjo: o Anjo que exterminou os primogênitos no Egito (Ex 12,29), o Anjo que aniquilou 185 mil homens (2Rs 19, 35), o Anjo Gabriel, o mensageiro da Anunciação (Lc 22,43) e na manhã da Ressurreição (Mt 28,2), não são personagens de fábulas! O próprio Senhor Se refere frequentemente aos Anjos nos Seus discursos e parábolas e, no fim dos tempos, Ele virá com os Seus Anjos, que tomarão parte na tarefa de separar os bons dos maus e na função de julgar (Mt 13,39-42; Lc12,8-9).
DEUS quer que também nós introduzamos os Anjos em nossa vida e em nossas tarefas. O Anjo, por sua parte, nunca diminuirá a visão do homem para DEUS, nem impedirá o contato com ELE. Uma vez que DEUS criou o Anjo para nos ajudar, Sua Sabedoria seguramente sabe melhor o que nós necessitamos.
Não nos esqueçamos que neste mundo não há apenas DEUS e o bem, mas que o adversário de DEUS, com o seu exército de milhões de sequazes, está trabalhando mais que nunca para enganar o homem, turvando o seu espírito para desviá-lo de DEUS.
Nós não podemos ver o espírito maligno, mas o Anjo o vê. Ele pode dirigir o nosso olhar para DEUS, e esclarecer para nós a Palavra de DEUS. Ele tornará vivo em nós o amor a DEUS, e esclarecer para nós a Palavra de DEUS. Ele tornará vivo em nós o amor a DEUS e a devoção a Virgem MARIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Santo Anjo da Guarda nossa companhia.