Em união com todos os Santos Anjos

"Sanctus, Sanctus, Sanctus. Dóminus, Deus Sábaoth Pleni sunt caeli et terra Glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus, qui venit In nómine Dómini, Hosánna in excélsis.

Blog Santo Anjo da Guarda

sábado, 12 de junho de 2010

Santo Onofre

"Siga o seu caminho humildemente com Deus"




Muitos santos tiveram uma ligação especial com o seu Santo Anjo da Guarda. Um deles é um grande santo, mas praticamente desconhecido, o Santo Onofre, eremita. A Igreja celebra sua festa em 12 de junho. O impressionante neste santo é o seu Anjo da Guarda que deu-lhe uma linha de vida para viver como um eremita.

Onofre viveu como um monge num Mosteiro no deserto, perto do final do século IV. Foi chamado cada vez mais para o deserto, como Elias e João Batista, só para viver para Deus.

Depois de pedir por muitos anos, recebeu permissão para ir para a solidão. Quando a noite em que ele seguiria para as montanhas do deserto, lhe apareceu uma luz, estava aterrorizado e temia deixar o mosteiro, mas seguiu sua própria vontade. Onofre era um monge muito obediente.

A luz, no entanto, foi o seu Anjo da Guarda, que trazia a seguinte mensagem:

"Não temais, sou o teu Anjo Guardião. Deus desde o início destinou-me a você, pois, segundo a Sua vontade, devo acompanhá-lo para o deserto. Ser perfeito, faz o seu caminho humildemente com Deus, faz o seu trabalho com alegria, sempre cuide do seu coração, nunca reclame, seja perseverante nas boas obras. E garanto que nunca vou te deixar, até o momento em que irá levar a sua alma à Divina Majestade ".

Estas frases tomar sabedoria de uma vida. Apesar de sua brevidade, eles podem nos servir como regra de vida, podem esclarecer-nos, o nosso Santo Anjo da Guarda gostaria de recomendar-nos.

Quando lhe foi perguntado como ele recebia a  Eucaristia na solidão do deserto Onofre explicou que um anjo do Senhor levava o Corpo e o Sangue de Cristo, todo sábado e domingo. Ele acrescentou: "É normal para os eremitas no deserto".

Curiosidade:
Santo Onofre, Confessor (grego: Ονούφριος, onouphrios), considerado Santo pela Igreja Católica e Venerável pela Igreja Ortodoxa, foi um eremita que viveu no deserto da Tebaida no Alto Egipto, em fins do século IV da Era Cristã (o seu nome grego pode ser mesmo uma corruptela do termo egípcio Uen-nefer - «o que está sempre feliz, satisfeito» - um epíteto tradicionalmente guardado para o antigo deus egípcio Osíris; de resto, a dificuldade da sua transcrição em outras línguas levou-o, por exemplo, a ser venerado sob o nome de Humphrey, na Inglaterra).

O relato de um seu discípulo, Pafnútio, que o encontrou no deserto egípcio, constitui a nossa única fonte para o conhecimento da vida de Santo Onofre: monge num cenóbio nas proximidades de Tebas, abandonou-o para viver uma vida de eremita; durante 60 a 70 anos, Onofre viveu sozinho no deserto, usando apenas, para proteger as partes pudentas, folhas e/ou o seu longo cabelo e barba.

Onofre tornou-se bastante representado na arte medieval, sobretudo nas representações de homens selvagens e dos Padres do Deserto.

Tanto a Igreja Católica como a Igreja Ortodoxa o celebram no dia 12 de Junho. É considerado o patrono da fortuna (sorte).

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Onofre"





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santo Anjo da Guarda nossa companhia.