Em união com todos os Santos Anjos

"Sanctus, Sanctus, Sanctus. Dóminus, Deus Sábaoth Pleni sunt caeli et terra Glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus, qui venit In nómine Dómini, Hosánna in excélsis.

Blog Santo Anjo da Guarda

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O Santo Anjo e a Modéstia

Sabemos que os santos Anjos querem nos ajudar a crescer na vida virtuosa, e a modéstia, também no nosso modo de vestir, faz parte da vida virtuosa. Mas essa ajuda só será possível se deixarmos que eles ajam em nós, ou seja, dando-lhes abertura, invocando-os e suplicando sua ajuda celeste.





A modéstia é uma virtude que governa os movimentos exteriores do corpo e sua aparência. Segundo São Tomás de Aquino: “os movimentos exteriores são sinais das disposições interiores” (Sum. Theo. IIa-IIæ, Q. 168, Art. 1). Portanto os Anjos podem e querem nos ajudar a crescer nessa virtude tão ferida nos dias de hoje.
Lendo a palavra de Deus contemplamos a parábola do banquete nupcial onde nosso Senhor nos ensina que para entrarmos no céu precisaremos de uma veste nupcial ( Mt 22, 1-14), podemos imaginar então que os nossos anjos querem nos ajudar a “confeccionar” esta veste nupcial e assim entrarmos juntos no céu, eterno banquete. Mas já aqui na terra podemos viver conscientemente unidos com esses servidores e mensageiros do Deus Altíssimo, nos esforçando para viver uma vida digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus (Cl 1,10). Logo, esta vida que aspiramos nos exige que nossas roupas revelem a grandeza da nossa vocação, pois todos são chamados a uma única vocação: a santidade. “Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas sim para a santidade” (1Ts 4,7).
Os santos Anjos vêm em nosso auxílio e nos ajudam a viver a pureza do coração, pois só assim com eles veremos a Deus. ( Mt 5, 8). “E a pureza do coração exige o pudor, que é paciência, modéstia e discrição” (Catecismo da Igreja Católica n. 2533).
O mesmo Catecismo, citando S. Basílio, também afirma que “cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida” (n. 336), e isso é baseado na Escritura que diz: “Pois ele dará ordem a seus anjos para te guardarem em todos os teus passos. Em suas mãos te levarão para que teu pé não tropece em nenhuma pedra” (Sl 90,11-12). Se, portanto ao nosso lado está um anjo particular que nos protege e guarda de todo mal, sem dúvida ele quer nos livrar do mal da imodéstia no vestir que tanto, hoje em dia, ofende nosso Deus e, é claro, também seus anjos, nossos amigos celestes.

"Olhai como veste a Mãe do Nosso Senhor!"



Lembremo-nos sempre da presença amorosa e cheia de paciência para conosco, e também não esqueçamos que o nosso Santo Anjo da Guarda quer que sejamos santos e que colaboremos com a santidade dos nossos irmãos que nos cercam, por isso, é importante vigiarmos no que nós estamos vestindo. E que os anjos nos livrem das insinuações dos espíritos impuros que não cansam de mostrar e propagar as roupas imodestas.



Fonte: vidaemodestia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santo Anjo da Guarda nossa companhia.