Em união com todos os Santos Anjos

"Sanctus, Sanctus, Sanctus. Dóminus, Deus Sábaoth Pleni sunt caeli et terra Glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus, qui venit In nómine Dómini, Hosánna in excélsis.

Blog Santo Anjo da Guarda

sábado, 24 de setembro de 2011

Youcat - Catecismo Jovem da Igreja Católica

"Um anjo, escrevia o cardeal Joseph Ratzinger, é por assim dizer, o pensamento pessoal com que DEUS Se dedica a mim. Ao mesmo tempo,os anjos dedicam-se totalmente ao se Criador. Eles ardem de amor por ELE e servem-No dia e noite. Nunca cessa o seu canto de louvor." (Youcat, p.42/43)

A PAULUS Editora é a responsável pela publicação do YOUCAT – Catecismo Jovem da Igreja Católica em língua portuguesa, com o imprimatur do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.


YOUCAT é uma abreviatura de Youth Catechism (Catecismo Jovem).

Trata-se de um catecismo pensado fundamentalmente para os jovens, com uma linguagem apropriada, com muitas imagens e textos complementares, sendo que a sua a estrutura básica é semelhante à do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica.

YOUCAT foi desenvolvido por um número considerável de padres, teólogos e professores de religião sob a tutela do cardeal Christoph Schönborn. Foi examinado pela Congregação para a Doutrina da Fé e goza do apoio da Congregação para o Clero e do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.

YOUCAT é o Catecismo Jovem oficial das Jornadas Mundiais da Juventude de Madrid lançado simultaneamente em 10 línguas diferentes.

O Papa Bento XVI contribuiu com o prefácio no qual recomenda fortemente a leitura do Catecismo e a versão portuguesa conta ainda com posfácio do Cardeal-Patriarca D. José Policarpo. Nas suas palavras, o YOUCAT é um instrumento para "levar os jovens, numa linguagem mais compreensível, a aprofundar a Fé da Igreja, lendo de novo e de maneira nova, o Catecismo da Igreja Católica. É o reconhecimento claro de que há uma cultura jovem, onde as novas linguagens exercem importância decisiva.(...) E evangelizar os jovens é ajudá-los a mergulhar nesse tesouro preciso da fé da Igreja. Aderir a ela é muito mais grandioso e apaixonante do que uma fé individual, ao sabor de uma liberdade mal compreendida. O nosso mundo atual, na nova era da globalização, corre o risco de se tornar numa "cacofonia" de teorias, de visões da vida, de propostas éticas. Só a fé da Igreja, com a grandeza de uma Tradição, ajudará os jovens, sem se negarem ao confronto com esse universo apaixonante, construírem solidamente a sua identidade cristã. Só aí eles poderão alicerçar solidamente a sua busca da verdade, a generosidade do amor e o desejo de fidelidade."

Baseado no Catecismo da Igreja Católica – obra universal de referência em Igreja – adota a sua estrutura formal.
Os direitos de autor da publicação do YOUCAT serão atribuídos a projetos de evangelização da juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santo Anjo da Guarda nossa companhia.