Em união com todos os Santos Anjos

"Sanctus, Sanctus, Sanctus. Dóminus, Deus Sábaoth Pleni sunt caeli et terra Glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus, qui venit In nómine Dómini, Hosánna in excélsis.

Blog Santo Anjo da Guarda

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A Gruta Sagrada


Quando a jumentinha que lhes indicava o caminho apareceu diante deles, pulando em sinal de aprazimento, José e Maria ficaram confortados, pois com certeza faziam o caminho da vontade de Deus.

"Então foram felizes onde o Senhor os guiava".

Com um candeeiro José entrou na gruta escavada na rocha e que, do lado do campo dos pastores, tinha um grosseiro muro formado de pedras naturais e toscas. Os homens haviam feito aquela gruta como estábulo. O Eterno Pai, entretanto, destinou-a para morada de seu próprio Filho que vinha ao mundo para resgatar a humanidade.
Maria havia dito que à meia-noite chegaria sua hora, pois estariam se completando os nove meses do anúncio do Anjo Gabriel. José popôs ir à cidade  para chamar umas mulheres piedosas que conhecia e que poderia assistí-la na hora do parto, mas a Virgem Maria lhe assegurou não ser necessário, pediu apenas que José orasse com ela por todas as pessoas que lhe haviam fechado as portas de suas casas.

Com seu bebê pronto para nascer, a Virgem Maria  nos mostrou que todas as nossas celebrações devem ser precedidas de perdão, sem o que não conseguiremos estar em sintonia com Deus. 

Aproximando a hora Maria pediu a José que entrasse em oração, por vontade divina um boi acorreu do campo e entrou na gruta, juntando-se ao jumentinho que transportava Maria, cumprindo-se então a profecia de Isaías (1,3):

"O boi conheceu seu dono, e o jumento o presépio de seu Senhor, Israel porém não o conheceu, nem seu povo teve indulgência". 

Quando José saiu da gruta, para averiguar um barulho, encontrou a jumentinha pulando de contentamento; deu-lhe então ração e quando voltou ao interior da gruta viu que a Virgem Maria orava de joelhos, envolta em luz. José ficou maravilhado - esqueceu a penosa viagem e o desprezo daqueles que se negaram a recebê-los. Desconsiderou até a miséria daquela gruta porque o momento era sagrado! José vivia a Palavra de Deus como lemos em Jó 11, 13-16-17:
"Se voltares o teu coração para Deus e para ele estenderes os teus braços",
"esquecerás daí por diante as tuas penas, como águas que passaram, serão apenas uma lembraça".
"O futuro te será mais brilhante que o meio dia, as trevas se mudarão em aurora". 
Com o coração pleno de gratidão, José ajoelhou-se com o rosto no chão. Maria Santíssima cada vez mais ficava rodeada de luz. Coros de Anjos vieram cantando e glorificando a Deus. Então, preservado o dom de sua Virgindade, apareceu à sua frente, deitadinho no tapete sobre o chão do estábulo, o Menino Deus recém-nascido.
Colocando uma faixa sobre Jesus, a Virgem Mãe Santíssima o tomou em seus braços e chegou-o para junto de seu Materno e Imaculado Coração. E ali, sentados no chão da gruta de Belém, permaneceram em oração e contemplação, Maria a Virgem Mãe e José, o pai segundo a lei. Depois depuseram o Menino envoltos em faixas, mais luminoso que o sol, no seu bercinho, a manjedoura.


Naquela noite, as pessoas de coração puro, sentiram uma alegria santa e inexplicável. E as de coração mau foram tomadas de angústia e aflição. No entanto a humanidade já não era a mesma pois Deus estava conosco!
Os animais manifestaram contentamento, balindo, pulando, saltando, mugindo, trinando. As árvores, plantas e flores desabrocharam desprendendo a sua melhor fragância. E os riachos correram cristalinos...
No vale dos pastores, a légua e meia da gruta, junto às vinhas que se estendiam até Gaza havia uma colina onde moravam três chefes de pastores daquela redondeza. Tomados de um misterioso sentimento saíram de suas casas e olhando o céu viram uma luz extraordinária, que incidia sobre a gruta. Uma nuvem luminosa se aproximou deles, o ar se encheu de melodia celeste e um Anjo lhes falou (lc 2, 8-20):
"Nada temais porque vos anuncio uma boa notícia. Todo o povo exultará de alegria: hoje na cidade de Davi, nasceu um Salvador, que é o Messias. Reconhecê-lo-eis por este sinal: é um recém-nascido envolto em faixas e detado numa majedoura".
Subitamente uma multidão da milícia celeste que louvava a Deus, juntou-se ao Anjo e disse:
"Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amado"!

Fonte: São José Pai segundo a Lei, Dirce Basto Pereira da Silva - Ed.MIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santo Anjo da Guarda nossa companhia.