Em união com todos os Santos Anjos

"Sanctus, Sanctus, Sanctus. Dóminus, Deus Sábaoth Pleni sunt caeli et terra Glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus, qui venit In nómine Dómini, Hosánna in excélsis.

Blog Santo Anjo da Guarda

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O Santo Advento II

É um tempo tão silencioso, o santo Advento, um silêncio no Céu e no ano litúrgico. As flautas dos pastores ainda dormem, a estrela do Natal ainda não se levantou.




As semanas de espera nas quais aguardamos com perseverança a chegada do Redentor. Um tempo que toca o coração como nenhum outro; é um tempo repleto de uma ânsia (saudade) infinita. Milhares de vozes se elevam nas orações da Igreja e clamam, clamam... Milhares de olhos procuram na distância vasta e escura, para ver se Ele ainda não chegou... Mãos se estendem e suplicam... Os corações se abrem largamente e pulsam em anseios profundos e santos...

Ânsia e clamores sem fim sobem das orações da Igreja, às vezes como pedidos insistentes do mais profundo da alma: “Vós guia de Israel, vinde!” Outras vezes como que vindo de grande dificuldade e sofrimento: “Ó Senhor, eu Vos suplico enviai aquele que quereis enviar, vede a miséria do Vosso povo, vinde assim como prometestes!” Algumas vezes soa como cheio de medo, quase violento, impaciente: “Apressai-vos, Senhor, não vacileis, libertai o Vosso povo! Vinde, Senhor, não tardeis!” E então novamente soam palavras comovedoras, como quando alguém, tomado de grande pavor, encoraja-se a si mesmo: “Ó, certamente, o Senhor virá... E naquele dia brilhará uma grande luz... Ele vem com força e poder real...” Vozes sussurram misteriosas, prometendo: “Tende confiança, Eu venho, Vosso Senhor e Deus, e vos conduzo para casa... Como uma mãe consola os seus filhos, assim Eu quero consolar-vos... Deveis procurar e o vosso coração há de se alegrar!” E então, de repente, se eleva o júbilo luminoso, como de um coração que por muito tempo sofre angústia, de repente de algum lugar das profundezas do coração sobe uma certeza bem-aventurada: “Vós árvores, estendei largamente os vossos ramos, florescei e produzi frutos, pois não tarda muito e vem o dia do Senhor...”

Assim ressoa através de todas as semanas do Advento, de modo cada vez mais impetuoso. Uma ânsia irrompe do coração do homem, tão grande, que é como se ela tivesse que vencer Deus e forçá-Lo naquilo que ele quer.

Até o dia de Natal as palavras ressoam: “Vede, agora é a plenitude dos tempos, quando DEUS enviou o Seu Filho à terra... Por causa do seu imenso amor, com o qual Ele nos ama."

Sim, o tempo no qual agora vivemos é um tempo de anseio, um tempo no qual uma saudade sem limites e nem fim irrompe das profundezas do coração.

Mas, um anseio, uma saudade de que? Uma ânsia de que? Do Redentor, da luz de Cristo, da plenitude de Cristo e da Sua Paz. Assim clamam as muitas preces da Igreja.

Mas o Senhor está aqui! Ele já apareceu!

E, no entanto, se clama e se suplica para que Ele venha, como se fôssemos ainda pagãos! Como se Isaías falasse ainda aos homens do Antigo Testamento. Assim diz-se sempre: “Vinde, Senhor, vinde para o Vosso povo.” O que significa isso? Quem é este?

Pode Ele já ter vindo e no entanto não ter vindo?

Ele pode estar aqui e ao mesmo tempo estar longe?

É possível possuir e sentir a falta e ao mesmo tempo ansiar (ter saudade)? Sim, isso é possível! E com certeza todos vós já experimentastes isso.

Como podemos crer em DEUS – e depois clamar: “Senhor, ensinai-me a crer!” Como podemos conhecer o Redentor – e no entanto desejar do mais profundo do coração: “Senhor, abri os meus olhos para que eu possa reconher-Vos!” Como é possível receber o Senhor na Santa Comunhão – e mesmo assim sentir com a alma faminta o quanto Ele está longe de alguém. Como é possível ser cristão – e, no entanto, poder sentir com todas as fibras do seu ser: “Eu não o sou de fato!” Por isso, de quando em quando, irrompe da alma esta ânsia com dolorosa violência: “Senhor, vinde, vinde!”

Isto é o Advento, o tempo do anseio, da saudade. Este é o tempo no qual somos justamente nós mesmos: homens pobres, despedaçados.

O tempo de Advento, também, é o tempo de preparação para a nossa Redenção! Nos Santos Livros do Antigo Testamento estão os testemunhos de DEUS para a colaboração dos Santos Anjos na Obra da Redenção. O Povo Eleito, ao qual fora prometido ser a origem do Messias, é constantemente acompanhado pelos Santos Anjos, para que ele não perca totalmente a fé no Redentor, apesar de tantas vezes se mostrar obstinado e rebelde.

Como uma luz clara o Anjo se mostra aqui e ali: assim junto dos grandes personagens bíblicos: como Abraão, Jácó, Davi, Daniel, onde o Anjo já indica claramente a chegada do Messias (cf. Dan. 12; fala de S. Miguel e os tempos messiânicos), assim como com a maioria dos outros profetas. Os S. Anjos são aqueles que preparam a obra preparatória de DEUS, são eles que anunciam a Boa Nova de DEUS sobre o Messias, são eles que então na Noite Santa de Natal rejubilam-se com a primeira vinda de JESUS.

(ROMANO GUARDINI, Predigten zum Kirchenjahr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santo Anjo da Guarda nossa companhia.