Em união com todos os Santos Anjos

"Sanctus, Sanctus, Sanctus. Dóminus, Deus Sábaoth Pleni sunt caeli et terra Glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus, qui venit In nómine Dómini, Hosánna in excélsis.

Blog Santo Anjo da Guarda

domingo, 4 de março de 2012

Fidelidade e obediência



"1 Então Tobias respondeu a seu pai: Tudo o que me ordenaste, eu o farei, meu pai. 2 Mas estou realmente sem saber como ir buscar esse dinheiro. Gabael não me conhece, e eu tampouco o conheço; que sinal lhe hei de dar? Não conheço nem mesmo o caminho por onde ir a essa terra. 3 Seu pai disse-lhe: Tenho comigo o seu recibo; bastará que lho mostres, para que ele te devolva imediatamente o dinheiro.
4 Vai procurar um homem de confiança que te possa acompanhar, mediante uma retribuição. É preciso que recebas esse dinheiro enquanto ainda estou vivo. 5 Apenas saíra, Tobias encontrou um jovem de belo aspecto, equipado como para uma viagem. 6 Sem saber que se tratava de um anjo de Deus, ele o saudou e disse lhe: De onde és tu, ó bom jovem? 7 Ele respondeu: Sou israelita. Tobias perguntou-lhe: Conheces porventura o caminho para a Média? 8 Oh, muito!, respondeu ele. Tenho percorrido freqüentemente esse caminho. Hospedei-me em casa de Gabael, nosso compatriota que habita em Ragés, na Média, cidade que está situada na montanha de Ecbátana. 9 Tobias disse-lhe: Rogo-te que esperes por mim, enquanto vou anunciar isto a meu pai. 10 Tendo Tobias entrado e contado o sucedido ao seu pai, este ficou muito admirado e pediu que fizesse entrar o jovem. 11 Ele entrou e saudou a Tobit: A felicidade esteja contigo para sempre!" (Tob 5, 1-11).


Quando lemos este trecho do Livo de Tobias, percebemos a fidelidade de Deus para com seu servo lhe enviando o Arcanjo Rafael; a obediência do filho que não questionou o pai, e o pai que foi obediente a Lei de Deus.

"Vai procurar um homem de confiança que te possa acompanhar, mediante uma retribuição", Tobias não falou: Já vou! Tobias simplesmente foi, OBEDECEU. Comprovando a sua obediência e respeito por seu pai, não resolveu tudo e fez, não!!! Voltou a casa para falar com seu pai, esperou por sua aprovação e recomendações.

Podemos aproveitar este período da Quaresma, junto com nosso Santo Anjo e rever nossos valores. Até que ponto silencio, ouço e obedeço? Até que ponto reconheço a ação de Deus em minha vida? Até que ponto sou fiel as Leis de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santo Anjo da Guarda nossa companhia.