Em união com todos os Santos Anjos

"Sanctus, Sanctus, Sanctus. Dóminus, Deus Sábaoth Pleni sunt caeli et terra Glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus, qui venit In nómine Dómini, Hosánna in excélsis.

Blog Santo Anjo da Guarda

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O Pai Nosso e o Mistério dos Santos Anjos


Parte I
Jesus nos ensina a orar
"Um dia, num certo lugar, estava Jesus a orar. Terminando a oração,
disse-lhe um de seus discípulos:
'Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou a seus discípulos " 
(Lc 11, 1-3) .
Por meio dele nos tornamos filhos de Deus e devemos viver em comunhão com Ele, assim como os santos anjos no céu (cf. Hb 12,22 f) . E é isso que devemos compartilhar com eles: a vida com Deus, uma vida em oração. Jesus evidentemente teve uma comunhão perfeita com o Pai celestial. Ele veio ao mundo para nos ensinar sobre o Pai e para nos levar a participar da Sua união pessoal com o Pai. Não é de estranhar, então, que Jesus prontamente ensinou seus discípulos a orar. Praticamente, Ele ensinou-lhes o "Pai Nosso". Esta oração contém tudo o que precisamos para aspirar, a fim de alcançar a vida eterna em Deus. Ele inclui a doutrina essencial dos evangelhos. É por isso que Tertuliano chamou-o "evangelho breve". E Santo Agostinho conclui:

 "Executar através de todas as palavras da oração santa [nas Escrituras], e eu não acho que você vai encontrar nada neles que não está contido e incluído na oração do Senhor" 


 Os Anjos oram conosco
 O "Pai Nosso" direciona a nossa atenção para Deus e Seu Reino nas primeiras três petições, e só então trata de nossas necessidades. A estrutura de sete vezes, ou petições, desta oração nos oferece um excelente curso de formação espiritual. Afinal, se a Oração do Senhor é uma recapitulação de todo o Evangelho; se ele contém os fundamentos da nossa fé e da vida espiritual; se inclui (implora) as sete coisas mais necessárias para a vida eterna; e, se os Santos Anjos tem algo importante para contribuir com o nosso bem-estar espiritual, isto certamente se tornará evidente nesta oração.
Na verdade, eles, pela fé que temos, que Deus enviou-os como espíritos mensageiros, para ajudar aqueles que são chamados a ser herdeiros da salvação (cf. Hb 1,14). Assim, usando a oração do Senhor, podemos refletir sobre a nossa união com os Santos Anjos e como podemos receber os benefícios de seus ministérios. Podemos esperar uma mini-antologia da obra dos santos anjos no plano divino de salvação.

Invocar a Deus como "Pai Nosso"
 A primeira questão que surge em conjunto com a Oração do Senhor é esta: Com que direito e título vamos invocar a Deus como "Pai nosso"? E ainda mais, pode o Santos Anjos em qualquer chamado, sentido genuíno, a Deus como seu pai? St. Thomas cita três razões ou justificativas para nos chamar Deus de "Pai nosso". A primeira razão é o fato de sermos criatura. A segunda, é a providência que Deus exerce sobre suas criaturas, que pontes entre a graça e a natureza, pois pela providência chegamos à nossa meta sobrenatural. A terceira razão, tem a ver exclusivamente com o fim da graça e da fé. 

Criado à semelhança de Deus
Primeiro de tudo, Deus criou -nos à Sua imagem e semelhança. Esta semelhança de Deus reside no fato de que nós, anjos e homens, foram dotados de um intelecto e vontade, podemos conhecer e amar como Deus faz. Assim, o autor do Deuteronômio argumenta que Deus é nosso Pai do fato da criação: "Ele não é seu Pai, que deu em você e te fez e criou?" (32,6) . Este argumento sobe por meio de uma certa analogia ou comparação da realidade da natureza para que de graça. Esse conhecimento nos ajuda a entender muito sobre Deus.
Quanto a esta imagem criada e natural e semelhança de Deus em nós, é evidente que os anjos se assemelham muito a Deus mais perfeitamente do que nós, uma vez que sua inteligência e vontade são naturalmente mais perto de Deus do que o homem. Como Deus são puros espíritos, pois eles são imortais e estão fora do tempo. São Boaventura chamou de "espelhos do Divino perfeições", em que a alma pode refletir a perfeição de Deus. Esta imagem de um espelho não é certamente original com ele, mas remonta, pelo menos, a Dionísio, que escreveu: "O Angel é uma imagem de Deus, uma manifestação do oculto [Divino] luz, um puro, mais claro, não contaminado, espelho sem mancha imaculada recebendo toda a beleza [embora não totalmente] da bondade divina. "O que se vê, é claro , no espelho não é o espelho, mas o objeto refletido, ou seja, Deus. O prefácio da missa dos Anjos comemora o fato de a beleza angelical e como o seu conhecimento pode levar-nos mais perto de Deus: "Ao elogiar seus fiéis Anjos e Arcanjos, também louvar sua glória, pois em honrá-los, nós honramos você, seu criador. seu esplendor nos mostra sua grandeza, que excede em bondade a toda a criação. " Parece que é devido a este esplendor de sua natureza intelectual, espiritual que os Anjos são ocasionalmente chamados 'filhos de Deus' na Sagrada Escrituras.
Entendemos, portanto, que o salmista exclama: "À vista dos Anjos, eu vou cantar seus elogios, meu Deus" (Sl 137,1) , tanto para o homem e Angel pela sua posição semelhança natural como filhos diante de Deus, como sua origem ou 'pai'.

A Providência Paternal de Deus
Intimamente ligada ao fato da criação, é o momento posterior da Divina Providência. Deus cuida de tudo o que Ele criou com amor providente, como um pai cuida de sua família. Assim, o autor do Livro da Sabedoria exclama: "É a sua providência, ó Pai, que dirige o curso do navio" (Sb 13,3) , em que ele compara o curso da criação a viagem de um navio. E se alegra o salmista: "Como um pai tem piedade de seus filhos, assim, o Senhor tem compaixão dos que o temem" (103,13) . Em Suas providência Deus  corrige assim como um pai: "O Senhor repreende a quem ama, como um pai ao filho a quem quer bem"(Prov 3,12) . Jeremias acentua o lado cordial desse relacionamento quando ele escreve em nome de Deus:"com consolações vou levá-los de volta, vou fazê-los andar por ribeiros de águas, em caminhos retos em que não tropeçarão, porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito " (31,9) .
Os Anjos também são beneficiários desta bondade paterna de Deus, como o Catecismo ensina: "A verdade de que Deus está trabalhando em todas as ações de suas criaturas é inseparável da fé em Deus, o Deus Criador é a causa primeira que opera através de causas secundárias: "Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer e trabalhar para a sua boa vontade" (Fl 2,13) ​​Longe de diminuir a dignidade da criatura, esta verdade realça-Drawn do nada pelo poder de Deus. Sabedoria e bondade, não pode fazer nada se for cortada de sua origem, pois "sem um Criador, a criatura desaparece"(Gaudium et Spes 3) . Ainda menos pode uma criatura atingir seu fim último sem a ajuda da graça de Deus. " No caso dos Anjos, que foram julgados no início do mundo, a passagem do estado de criação para o estado de glória foi muito breve, quando o Santos Anjos "virou-se para o bem supremo, com a ajuda da graça [que tal] foram confirmados e aperfeiçoada em glória " atesta como São Boaventura.
Uma vez confirmado na glória, os próprios anjos são servos da providência paternal em nosso favor:"Bendito seja o Senhor, ó vós os Seus Anjos, os poderosos que fazem a Sua palavra ... Bendito seja o Senhor, todos os seus exércitos, seus ministros que fazem Sua vontade " (Sl 103,20-21) . Neste sentido, São Paulo ainda se refere a uma paternidade certa entre os anjos quando ele afirma que toda a paternidade no céu e na terra deriva da paternidade de Deus (cf. Ef 3,15) . São Tomás explica que a paternidade só existe vida inteligente ou seres, sendo que ambos estão perfeitamente unidos no Deus vivo, que gera um filho, que é ao mesmo tempo o Logos, a Palavra de Deus. Em nossa natureza humana o pai gera seus filhos fisicamente e espiritualmente, gerando e educando-os. Nos espíritos puros, não há, é claro, nenhuma geração física, mas espiritualmente não só 'conceber' em suas próprias mentes, mas "gerar" conhecimento nos Anjos e homens abaixo deles por iluminar com a luz divina.
Desde que a vida não se refere apenas ao fato substancial de existência, mas também para os atos da vida, de viver mais perfeita e totalmente, segue-se, "que quem induz (leads), outro para qualquer ato da vida de tal forma que eles agem, entendem vontade e amar bem, pode ser dito que para ser seu pai. Certamente, essa é a missão dos anjos em nosso nome, e por isso, neste sentido espiritual, eles exercer uma paternidade sobre nós. Mas eles mesmos não têm nada de espiritual ou sobrenatural que não serão os primeiros a receber de Deus. Como São João da Cruz ensina: Esta sabedoria [o fogo e a luz do amor divino] desce de Deus através das primeiras hierarquias [dos Anjos] até o último, e a partir destes homens para os últimos". Por isso, eles mesmos são os primeiros beneficiários desta providência paternal de Deus.

Filhos de Deus, através da graça de Cristo
O principal motivo, no entanto, por que temos o privilégio de chamar a Deus nosso Pai, é porque Ele nos fez para participar da filiação de seu Filho unigênito. O mistério de Deus-Pai de quem toda a paternidade no céu e na terra tem o seu nome (cf. Ef 3,15), foi-nos revelado somente em Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado. Mas não é apenas uma denominação agradável, mas o fato de nossa nova identidade: "Vede que grande amor o Pai nos concedeu, a ponto de sermos chamados filhos de Deus, e como nós somos"(1 Jo 3,1) . O Pai "nos predestinou para sermos seus filhos por meio de Jesus Cristo" (Ef 1,5) . Isto ocorre pelo Sangue de Cristo derramado por nós na cruz, e por nosso Batismo na sua morte e ressurreição, e assim nos tornamos com Cristo filhos de Deus e herdeiros do céu (cf. Rm 8,17) . Esta comunhão transformadora com Cristo pela graça nos faz verdadeiramente participantes da natureza divina (cf. 2 1,4 PT). Com a graça também recebemos o "Espírito de filiação '. "Quando choramos, 'Abba, Pai!" é o próprio Espírito testemunhando com o nosso espírito que somos filhos de Deus! " (Rm 8,14-15) . Como o Catecismo ensina: "A graça é uma participação na vida de Deus. Introduz-nos na intimidade da vida trinitária." 
É claramente o mistério da graça divina e nossa incorporação em Cristo que faz o "Pai Nosso" o direito exclusivo e privilégio da Igreja. Todo apelo a Deus como Pai é realmente apenas uma comparação imperfeita, mas na graça que compartilhamos na filiação do Filho eterno do Pai, e invocar a Deus como nosso Pai, de partilhar a vida da Santíssima Trindade. Isto é certamente uma grande dignidade e privilégio.

A Graça dos Anjos
Mas o que dizer dos Anjos? "Pelo Batismo, o cristão participa da graça de Cristo, a Cabeça do Seu Corpo. Como" filhos adotivos "podemos doravante chamar a Deus" Pai ", em união com o Filho único." Como é que este mistério da graça sobrenatural e adoção aplicar e se relacionar com os anjos?Como eles estão relacionados a Cristo? E, finalmente, em que sentido pode se chamar Deus de "Pai"?
Primeiro, os Santos Anjos certamente apreciam a perfeição da graça santificante e glória, que é a causa formal pelo qual as criaturas participantes da natureza divina. Neste sentido, Jesus nos ensina que os anjos no céu constantemente contemplar a face do Pai Celestial (Mt 18,10) . Quando São Paulo afirma que todas as coisas no céu e na terra, serão restabelecida em Cristo (cf. Ef 1,10) , ele ensina que o santo Anjos fazem parte do seu Corpo Místico, do qual Cristo é a Cabeça (cf. Ef 1 , 21ff) . Tendo a plenitude e o primeiro lugar em todas as coisas da Igreja (cf. Col 1,18 ss) segue-se que a graça dos Anjos não é apenas subordinado a graça de Cristo, mas que questões de sua graça. Divinamente isso está claro porque, como Deus, Cristo é aquele que esta com o pai. Mas St. Thomas explica ainda que também devido à sua proximidade com Deus, mesmo na Sua humanidade, tal plenitude de graça foi dada a Cristo, para que toda a graça e os efeitos da graça (por exemplo, as virtudes, a luz espiritual e o fogo de amor) devem fluir dele para todos os outros, a partir de um único princípio universal da graça. Esta é a forma como ele entende o texto de São João: "Da sua plenitude todos nós recebemos" (Jo 1,18) , ou seja, não apenas os homens, mas que "Cristo como homem é a causa de todas as graças que podem ser encontrados em todas as criaturas intelectuais", nos homens e nos Anjos! "Desde que Cristo infunde em uma determinada maneira em todas as criaturas racionais os efeitos da graça , segue-se que Ele é, de certa forma, o princípio de toda a graça de acordo com a Sua humanidade, assim como Deus é o princípio de todo ser. Assim, como em Deus toda a perfeição do ser é unido, mesmo assim em Cristo pode ser encontrada toda a plenitude da graça e virtude, de tal forma que ele pode não só levar os outros para as obras de graça, mas a graça em si. E este é o sentido [de Cristo] sendo Cabça [da Igreja]. " 
São Bernardo de Claraval, que é um pouco mais retórico em sua abordagem, chega a uma conclusão semelhante. Ele afirma: "Você quer saber como havia uma redenção para os anjos!" - O problema, claro, é que nunca os anjos bons caíram em pecado, e os anjos caídos nunca poderia subir de volta para a graça -"Ouça atentamente aquele que ressuscitou o homem caído concedida ao anjo que permaneceu de pé, que ele não vacile! . Assim, Cristo retirou do  cativeiro, e segurou a parte de trás uma outra do cativeiro. E por esta razão, houve redenção para ambos, salvando uma após a queda e salvando o outro antes da queda. Assim, é evidente que nosso Senhor Jesus Cristo foi a redenção para os santos anjos, bem como a sua justiça, e sua sabedoria, e sua santificação. E todas essas quatro coisas ele se tornou para eles por conta de homens, que não pode compreender as coisas invisíveis de Deus, exceto por meio de coisas tangíveis (cf. Rm 1,20) . Assim, tudo o que ele foi para os anjos, foi feito por nós. "
St. Thomas expressa esta última ideia como esta : "A não era [santificar] influência de Cristo sobre os anjos a finalidade da Encarnação, mas algo que decorre da Encarnação"  Temporalmente, é claro, os Anjos beneficiado antes do homem, mas sempre por causa do homem. Ao aceitar isso, é claro, dos santos Anjos foram levados a um alto grau de humildade santa, e explica a sua vontade de servir a Cristo e para interceder e ajudar os membros humanos do Seu Corpo Místico.


Conclusão
Nós consideramos a graça dos Anjos, a fim de entender melhor a nossa união com eles e os motivos de nosso relacionamento comum a Cristo e ao seu pai. Ao fazê-lo, descobrimos a predileção mais extraordinária de Deus para a humanidade, de tal forma que, quando nós, pecadores, foram pelo menos digno, Seu amor por nós manifestou-se da melhor maneira na encarnação e na cruz, para que Ele possa nos levar de volta para Seu abraço paternal. Enquanto, o Pai nos ama como verdadeiros filhos em Cristo, o abraço de Seu amor se estende além da humanidade de modo a incluir, para a glória de Cristo e por amor de todos os santos anjos. Portanto, conosco e em Cristo, eles também experimentar e são beneficiários do amor paterno de Deus, e assim, em união conosco, eles se atrevem a dizer: "Pai nosso, que estais no céu."


Fr. William Wagner, ORC
Fonte: Opus Angelorum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santo Anjo da Guarda nossa companhia.