Em união com todos os Santos Anjos

"Sanctus, Sanctus, Sanctus. Dóminus, Deus Sábaoth Pleni sunt caeli et terra Glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus, qui venit In nómine Dómini, Hosánna in excélsis.

Blog Santo Anjo da Guarda

quarta-feira, 3 de abril de 2013

A Cruz do Ressuscitado - Uma Explicação do ícone do Crucifixo de São Damião




A Cruz de São Damião, popularmente conhecida como "Crucifixo de São Francisco", tornou-se famosa no mundo inteiro como a "cruz que falou a Francisco".

“Francisco, não vês que Minha casa está desmoronando?
Vai, então reconstrói a Minha Igreja”.
 (Palavras de JESUS  a São Francisco,  em outubro de 1205) 


São Francisco recebeu do próprio Senhor a missão: ”Francisco constrói a Minha Igreja”, a princípio ele compreendeu isto de maneira muito limitada. Aos poucos, porém, ele percebeu que as palavras “Minha Igreja” tinha um significado bem mais profundo: JESUS estava pensando em toda a Sua Igreja.
O sofrimento e a morte de JESUS são lidos à luz da glorificação de JESUS, como nos descreve São João em seu Evangelho. Assim o ícone oferece uma perspectiva  inspirada pelo Evangelho de São João. 

 Altíssimo e glorioso Senhor! 
Iluminai e dissipai as trevas do meu espírito. 
Dai-me  fé reta, esperança certa, caridade perfeita. 
Fazei, meu DEUS, que Vos conheça  
e faça cada coisa à Vossa luz
e conforme a Vossa santa vontade. Amém. 
(Oração de São Francisco)   



 Analisando:

 “PAI glorifica Teu FILHO, para que Teu FILHO glorifique a TI” (Jo 17,1).

“ Chegando, porém, a JESUS, como O vissem já morto, não Lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados abriu-Lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu Sangue e água. O que foi testemunha desse fato o atesta (e o seu testemunho é digno de fé, e ele sabe que diz a verdade), a fim de que vós creiais” (Jo 19, 33-35). 

No ícone se vê um forte antagonismo, uma luta entre luz e trevas. Ele representa o resultado final desta luta: O corpo glorioso de CRISTO resplandece diante de um fundo bem escuro.

“A luz resplandece nas trevas, mas as trevas não a compreenderam” (Jo 1, 5).  

Todo ícone é contornado pela cor vermelha.  Esta cor simboliza  o amor que venceu  as trevas e a morte. 



Detalhes que revelam o Mistério

As conchas:  
Todo ícone é contornado também por cochas emendadas uma na outra. Elas simbolizam a beleza e a eternidade do céu. 



CRISTO aceitou a Cruz em vista da alegria que Lhe fora proposto. 
 (Hb 12, 2).

A Pedra:
 Em baixo, no pé do ícone, não há conchas, mas uma pedra, que significa Pedro e a Igreja. CRISTO, no Gólgota, aparece como Aquele que gera pelo ESPÍRITO SANTO a Igreja viva sobre o fundamento dos Apóstolos. 

“Eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela”  
(Mt 16, 18).




A Coroa de Glória: 
Ela é uma das chaves para entender o ícone. É à sua luz que devemos “lê-lo”. Tanto JESUS como os outros  da Cruz, inseridas na coroa da glória, já estão imersas na luz.  
personagens aparecem, já, na glória. As linhas
Assim está presente o abaixamento e a exaltação de JESUS.

“As dores do momento presente não tem nenhuma proporção com a glória que se manifestará em nós” (Rm 8, 18).

Também para nós vale: o nosso testemunho da vitória de CRISTO damos nas renúncias e sacrifícios diários.  Nestas situações podemosdar o testemunho de nossa esperança na ressurreição. 

“Mas Aquele que fora colocado por pouco tempo abaixo dos Anjos, JESUS, nós O vemos, por Sua Paixão e morte, coroado de glória e de honra. Assim, pela graça de DEUS, a Sua morte aproveita a todos os homens” (Hb 2, 9).


A Figura do CRISTO


As Vestes de JESUS:
JESUS está vestido com um efod de linho bordado a ouro. É aquilo que os sacerdotes usavam sobre o quadril. Portanto, é símbolo de sacerdócio como de vítima. 

“Entretanto, Samuel, ainda criança, servia ao Senhor, trajando um efod de linho” (1 Sm 2, 18).

“Não quisestes sacrifício nem oferta, mas um corpo Me preparastes. Agora Eu disse: Eis que venho para fazer a Tua vontade” (Hb 10, 5-7).

As vestes revelam JESUS como o Rei, Sacerdote, Vítima e Altar. Sua oferta é agradável ao PAI. Seu louvor é perfeito, dado com a própria vida, por obediência e entrega total de amor ao PAI pelos homens.  Ele é o Pontífice, o Príncipe da Paz. 

“Louvai a DEUS com todas as vossas forças, isto é, também com a vossa consciência, vossa vida, vossas ações. Não deixes de viver santamente e louvarás sempre a DEUS. Se nunca te desviares do bom caminho, ainda que tua língua se cale, tua vida clamará” (Santo Agostinho). 

Os olhos de JESUS:

Os olhos abertos O mostram como O Vivente por excelência. Além disso são desmesuradamente grandes.  que vê o PAI. Seu olhar está dirigido entre céu e terra, porque Ele age como Sumo Sacerdote, como Mediador que Se oferece ao PAI pelos homens. 
Isto indica que Ele é o único
Ao mesmo tempo é um olhar grave e sereno: JESUS é consciente da importância da história da salvação da qual Ele é o Centro.

“Quem Me vê, vê o PAI” (Jo 8, 12).

Ao mesmo tempo é um olhar grave e sereno: JESUS é consciente da importância da história da salvação da qual Ele é o Centro.  Estão abertos. Ele olha para o mundo que salvou. É o olhar Eucarístico de JESUS. É o convite para nós: “Mira que te le mira” (Olha atentamente a Quem atentamente te olha)! 
“Eu sou a Luz do mundo; aquele que
Me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8, 12).

O túmulo vazio: 

Atrás dos braços esticados de JESUS está Seu túmulo vazio, representado pelo retângulo preto. Este sublinha a mensagem de que CRISTO na Cruz é a luz do mundo.




                     “Eu sou a Luz do mundo; aquele que Me segue não andará nas trevas, 
                                              mas terá a luz da vida” (Jo 8, 12). 


JESUS, Templo da TRINDADE: 
No centro do peito de JESUS se distingue a cabeça de um per-sonagem desenhada em filigrana, que está voltado para o lado esquerdo de CRISTO. Trata-se do PAI. Testemunha que o PAI estava presente na Paixão de JESUS, como Ele mesmo havia declarado:

“Como Tu, PAI, estás em Mim e Eu em Ti” (Jo .17, 21).
“Todos vós Me deixareis só, mas não estou só. O PAI está coMigo” (Jo 16, 32).

A Eternidade:

Há ainda um círculo abaixo do quase perfil do PAI que simboliza a eternidade, pois não tem início, nem fim. “Tudo o que CRISTO é, fez e sofreu por todos os homens participa da eternidade Divina e por isso abraça todos os tempos e nele se mantém presente” (CIC 1085)

“N’Ele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade” (Cl 2,9). 

A testa de JESUS:



 Sobre a testa de JESUS se pode distinguir uma pomba de asas abertas. Assim este ícone nos leva a uma contemplação profunda de toda a TRINDADE.

“N’Ele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade” 
(Cl 2,9). 


O rosto coberto de JESUS:

Olhando detalhadamente se vê o rosto e a coroa de JESUS encobertos por finíssimo véu. Este véu obscurece o rosto de JESUS e também o Seu pescoço.

“A glória do Senhor repousou sobre o Monte Sinai que ficou envolvido na nuvem durante seis dias” (Ex 24, 16) .

Como a glória do Senhor era velada pela nuvem no deserto, assim a Face de CRISTO era velada pela  Sua humanidade. Este véu simboliza toda a carne de JESUS que nos oferece acesso ao Trono da Graça pela fé: 

“Irmãos, temos ampla confiança de poder entrar no Santuário eterno, 
em virtude do Sangue de JESUS, pelo caminho novo e vivo que nos abriu através do véu, isto é, o caminho de Seu próprio Corpo” (Hb 10, 19-20) .

Como a glória do Senhor era velada pela nuvem no deserto, assim a Face de CRISTO era velada pela Sua humanidade.

O tórax e o pescoço de JESUS:


Estão muito robustos. O peito inflado mostra JESUS que, expirando, sopra o Seu ESPÍRITO sobre o mundo, gesto que realizará outra vez no cenáculo como Ressuscitado. Assim revela como o peito de JESUS estava cheio de perdão.

“Disse-lhes outra vez: A paz esteja convosco. Como o PAI Me enviou, assim também vos envio a vós. Depois destas palavras soprou sobre eles , dizendo-lhes: Recebei o ESPÍRITO SANTO. A quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados”
 (Jo 20, 22-23).

Este sopro de JESUS nos lembra da criação do homem. JESUS na Cruz está renovando a criação. Portanto, os mortos somos nós e Ele é o “Vivente pelos séculos” (Apoc 1, 18):

“O Senhor DEUS formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente” (Gn 2, 7).
“Profetiza ao ESPÍRITO, disse Me o Senhor, profetiza, filho do homem, e dirige-te ao ESPÍRITO: Eis o que diz o Senhor DEUS: vem, ESPÍRITO, dos quatro cantos do céu, sopra sobre esses mortos para que revivam” 
(Ez 37, 9).

 O último suspiro de JESUS foi o primeiro da Igreja. Quem rejeita a Cruz, rejeita o primeiro Pentecostes. Para cada Cruz há um Pentecostes e no Pentecostes da Cruz só permanece quem confia no amor e obedece.  O peito inflado de JESUS, cheio do ESPÍRITO SANTO, é, pois, símbolo do ESPÍRITO SANTO que, a partir da Cruz, rege a nova criação, que dá a vida nova de CRISTO ao homem morto de nosso tempo, que renova a face da terra a partir da Cruz de JESUS. 
  
JESUS é o personagem central:
É Ele que ilumina o ícone. Os outros personagens são iluminados pelo corpo luminoso de CRISTO. 

“Eu sou a Luz do mundo; aquele que Me segue não andará nas trevas, 
mas terá a luz da vida” (Jo 8, 12).


As chagas de CRISTO:



São chagas gloriosas. Não há sinais de morte em todo corpo de JESUS. Além disso, estas chagas são representadas como fontes vivas e ativas. A partir delas jorra com abundância o Sangue do Cordeiro de DEUS.




“Conduziu-me, então, à entrada do Templo. Eis que águas jorraram de sob o limiar do edifício, em direção ao oriente... vi a água brotar do lado de sul” (Ez 47, 2).
Ø
“...mas um dos soldados abri-Lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu Sangue e água” (Jo 19, 34).



“Mostrou-me, então, o Anjo um rio de água viva resplandecente como cristal de rocha, saindo do Trono de DEUS e do Cordeiro (Apc 22,1).

As Chagas de JESUS:
Estas chagas são o lugar de encontro entre nossa vida e o CRISTO que nos acolhe e cura. São lugar de encontro entre terra e céu, entre o humano e o Divino, entre o homem pecador e a TRINDADE Santa.
“Por Suas chagas fomos curados” (1 Pd 2, 24).



Ao lado de cada uma das mãos de JESUS, há um pequeno santo que neles fixa seu olhar e, enquanto sorri, aponta para as chagas de maneira admirada. Talvez se trate de Pedro e João que testemunham o sepulcro vazio.


Das chagas de JESUS brota vida em abundância.
“Eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10).



Assim nas pessoas que estão debaixo dos braços estendidos de JESUS, já resplandece a vida eterna.

Os Personagens sob o Braço direito de JESUS



“PAI, quero que onde Eu estou, estejam coMigo aqueles que Me deste, para que vejam a Minha glória que Me concedeste, porque Me amaste antes da criação do mundo”  (Jo 17, 24).

Todos os personagens debaixo da Cruz tem a mesma estatura, trazem entre si uma grande semelhança e também com o próprio rosto de JESUS. Isto indica que

CRISTO é tudo em todos (cf. Col 3,11).
Todos chegaram ao estado do homem perfeito (cf. Ef 4,13).

Personagens à direita:
MARIA

MARIA e João são colocados lado a lado. Isto lembra da Palavra de JESUS: “Mulher, eis o teu filho... Eis tua Mãe” (Jo 19, 26-27).

MARIA está do lado direito. No oriente, este é o lugar de honra.
“À Tua direita está a Rainha, vestida de ouro de Ofir” (Sl 45, 10).

MARIA está sorrindo, o que lembra do gozoso anúncio de São Gabriel: “Alegra-te, ó cheia de graça”. Assim Ela é a Nova Eva, aquela que encontrou graça diante de DEUS (Lc 1, 30).
O rosto de MARIA está voltado para João, e nele para cada um de nós. Ela cumpre a Palavra de JESUS: “Mulher, eis teu filho”Assim Ela contempla agora o mistério de Seu FILHO Unigênito nos seus demais filhos e cuida deles.

MARIA leva a sua mão esquerda à boca, gesto descrito em várias passagens bíblicas. (veja Sb 8, 12; Jó 21, 5; 29,9).

Com a mão direita, Ela aponta para JESUS, o que significa:

JESUS é o assunta de sua conversa com João
JESUS é a vida dos dois que os une. João e MARIA debaixo da Cruz estão unidos no amor de CRISTO.
É o mesmo gesto com que Ela preparou os servos para as ordens do FILHO.
O véu branco de MARIA significa:
-          sua pureza,
-          sua vitória sobre a serpente, sobre o mal
-          a purificação trazida por CRISTO.

Sobre o véu se vê um grande número de pedras dispostas em fila. Dizem respeito das graças que o ESPÍRITO SANTO lhe havia concedido. Ela é a cheia de graça, plena dos favores de DEUS.

- O vermelho escuro de sua capa indica seu intenso amor de Co-Redentora.

A cor purpúrea na veste interna evoca a Arca da Aliança, recoberta, por dentro, com púrpura violeta e contendo as tábuas da lei.  Esta arca prefigurava MARIA que levou em seu seio a PALAVRA viva de DEUS: JESUS CRISTO.


JOÃO

Ele está mesma posição que na última ceia: ao lado de JESUS. Por isso o ícone nos dá uma mensagem Eucarística: Nós temos a mesma posição debaixo da Cruz e durante a Santa Missa.
João é mais perto do lado aberto de CRISTO do qual ele dá testemunho em seu Evangelho.  Ele está mais perto da chaga de amor de JESUS como o discípulo amado.
Goteja sobre ele o Sangue de CRISTO, de maneira diferente do que em MARIA. Pois em MARIA a graça da redenção foi antecipada.

Somos chamados a imitar João debaixo da Cruz e contemplar JESUS com esta grande admiração e amor com que ele olhou para seu Mestre. Somos os discípulos amados de JESUS se permanecermos fiéis a Ele.


manto de São João tem cor de rosa, o que significa sabedoria eterna.


Sua túnica branca é sinal de sua pureza, castidade perfeita, sua vitória sobre a carne. Assim ele podia acolher a Sabedoria que não habita num corpo devedor do pecado (cf. Sb1, 4).
Ele segura seu manto com a mão esquerda, o que significa que ele está na posse da sabedoria e da castidade.
Ele é colocado entre JESUS e MARIA por ser o discípulo amado de ambos. Sua atitude é a do filho que se sabe amado pelos seus pais.
Seu olhar é dirigido a MARIA. Assim também ele acolhe  as palavras de JESUS:

“Mulher, eis o teu filho... Eis tua Mãe” (Jo 19, 26-27).

Os Personagens sob o Braço esquerdo de JESUS



MARIA MADALENA

Sua cabeça toca a da mãe de Tiago o que indica que ambas não apenas estão conversando, mas trocando um segredo.
Nela prevalece a alegria da ressurreição, como também a admiração que JESUS escolheu a ela, que vivia antes uma vida tão pecaminosa.

“Há primeiros que serão os últimos e últimos que serão os primeiros” (Mt 19, 30).

Ela leva sua mão direita à boca como MARIA a sua mão esquerda. Isto indica que, debaixo da Cruz junto à Virgem, ela aprendeu algo dela. E é, sobretudo o grande amor e admiração que a faz semelhante à MARIA.
Sua túnica tem cor escarlate, simbolizando seu grande amor.
azul de seu manto intensifica este simbolismo e introduz um elemento da virgindade. Para os orientais, ela é virgem, pois CRISTO transformou seu coração fragmentado em indiviso.
A partir da Cruz, o Senhor quer “revirginizar” os nossos corações.
Reconhecendo-se profundamente pecadora, Maria Madalena está cheia de gratidão.

Personagens à esquerda:

MARIA MADALENA

No Crucifixo de São Damiano estão reunidos, de forma misteriosa, três amores:
  1. O amor esponsal de MARIA, a Mãe de JESUS, para quem foram antecipadas as graças da redenção.
  2. O amor de João, nascido como pecador, mas eleito como discípulo amado, profundo conhecedor da misericórdia do Senhor.
  3. O amor de Maria Madalena, a pecadora pública, alvo da misericórdia insondável do Senhor.

 O CENTURIÃO

É aquele centurião cujo filho foi curado por JESUS (Jo 4, 46).
O adolescente nas suas costas é seu filho curado por JESUS.
O pedaço de madeira em sua mão lembra que ele construiu uma sinagoga para os judeus (Lc 7, 5).
Ele tem três dedos estendidos – símbolo de sua fé na TRINDADE, e dois dedos fechados, simbolizando o mistério das duas naturezas de JESUS CRISTO.
Ele representa a multidão de pessoas que cresceram sem conhecer o DEUS verdadeiro e SEU FILHO Unigênito, JESUS CRISTO, mas vivem fiéis as inspirações do ESPÍRITO SANTO em sua consciência.

Figuras Menores:

LONGUINHO E ESTEFÂNIO


Longuinho está ao lado da Mãe de JESUS. Ele é, segundo a tradição, o soldado romano que feriu o lado aberto de JESUS.
Estefânio está ao lado do centurião. Ele era judeu e tem o mesmo tamanho.
Ambos olham para JESUS de maneira admirada: Matando JESUS, descobrem que Ele é o FILHO de DEUS e assim abrem-se seus os olhos e aderem à fé.
           
“Olharão para Aquele que transpassaram.” (Jo 19, 37).

Os dois mostram que a responsabilidade pela morte de JESUS recai igualmente entre pagãos e judeus. Sua estatura é pequena, como seu papel na história da salvação.
Os homens fizeram tudo para interferir contra JESUS, para flagelá-l’O e matá-l’O, mas com tudo isso só conseguiram glorificá-l’O.

“Ninguém Me tira a vida. Eu mesmo a dou.” (Jo 10, 18).



OS DOIS SANTOS AO LADO DO SEPULCRO



- Eles poderiam ser Pedro e João que correram junto ao sepulcro vazio.








O GALO



Ele lembra, em primeiro lugar, da negação de Pedro.
            “Mas Pedro O negou outra vez, e imediatamente o galo cantou.” (Jo 18, 27).

Ele é também o símbolo do sol que surge. Assim este galo proclama o novo despertar de CRISTO Ressuscitado.
            “Mas sobre vós, que temeis Meu nome, levantar-se-á o Sol de Justiça que traz a salvação em seus raios.” (Ml 3, 20).






Os coros dos Anjos acolhem JESUS que volta para as moradas celestes, onde prometeu preparar-nos  um lugar.
“Subo para junto do Meu PAI e vosso PAI, Meu DEUS e vosso DEUS” (Jo 20,17).



O Crucificado Ressuscitado - "Nós anunciamos CRISTO Crucificado que para os judeus é escândalo para os gentios é loucura mas para aqueles que são chamados tantos judeus como gregos é CRISTO, poder de DEUS, sabedoria de DEUS. Mas a este CRISTO, DEUS o ressuscitou dentre os mortos, e disto nós somos testemunhas". (ICor 1,23-24 e At 3,15).


Crucificado, porém, ressuscitado. Ressuscitado, porém, crucificado. Nele convivem o mistério da Cruz e da Ressurreição, mas a ênfase maior nesta. Seu olhar esquecido de si convida ao discípulo o seguimento de sua Pessoa em uma  experiência de vida com Ele através da Igreja e da vivência radical do Evangelho. A um só tempo se dá e chama, se oferta e convida, está ressuscitado e traz em si as marcas gloriosas da Cruz.


Fonte: A Cruz do Ressuscitado - Edições Shalom, 2006.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santo Anjo da Guarda nossa companhia.