Neste tempo de preparação para o Natal (o tempo litúrgico do Advento), gostaria que percorrêssemos um pequeno caminho até chegarmos à grande festa do nascimento de Jesus.
Um caminho que não começa às portas da cidade de Belém, procurando em qual gruta estão Maria e José, mas que começa nove meses antes, em Nazaré, na pequena casa de Maria.
O nosso caminho para o Natal começa com a anunciação do Arcanjo São Gabriel e com a Encarnação do Verbo de Deus no seio puríssimo da Virgem Maria.
Momento singular para Maria, onde Deus, qual espada aguçada, penetra no seu jovem coração e lhe pede uma decisão: "Queres ou não queres ser meu instrumento? Queres ou não queres fazer a Minha vontade?"
Voluntária e livremente, com toda a sua inteligência, coração e vontade, Maria consente, sem reserva alguma, em entregar sua vida a Deus.
Tornar-se instrumento dócil nas mãos de Deus implica este sacrifício incondicional do corpo e da alma, da inteligência e da vontade.
A 1ª etapa do nosso caminho tem diante de cada um de nós o mesmo desafio feito a Maria: "TU QUERES?" Queres também tu ser um instrumento nas mãos de Deus? Um instrumento que Ele possa usar, como quiser, quando quiser e onde quiser?
Aceitas este desafio: fazer a vontade de Deus na tua vida, sejas tu casado ou solteiro, profissional ou desempregado, jovem ou adulto?
Aceitas sacrificar, isto é, fazer sagrado (sacrum + facere), o que tens de mais teu: o teu corpo e a tua alma, a tua inteligência e a tua vontade - para te tornares instrumento de Deus?
Reflete bem! O teu caminho para o Natal precisa deste passo.
Que o teu Anjo da guarda, fiel cumpridor da vontade de Deus, te ajude no "sim" que deves dar a Deus!
Pe. Gonçalo ORC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Santo Anjo da Guarda nossa companhia.