Em união com todos os Santos Anjos

"Sanctus, Sanctus, Sanctus. Dóminus, Deus Sábaoth Pleni sunt caeli et terra Glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus, qui venit In nómine Dómini, Hosánna in excélsis.

Blog Santo Anjo da Guarda

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

SANTÍSSIMO NOME DE JESUS



Hoje a Igreja celebra a memória da circuncisão do Menino Jesus o momento que lhe foi dado o Nome revelado pelo Arcanjo Gabriel.


Sobre o Nome de Jesus a Igreja nos ensina

NO SEGUNDO MANDAMENTO:

«Não invocarás em vão o nome do Senhor teu Deus» (Ex 20, 7)

«Foi dito aos antigos: "Não faltarás ao que tiveres jurado" [...]. Pois Eu digo-vos que não jureis, em caso algum» (Mt 5, 33-34).

O nome do Senhor é Santo

O segundo mandamento da Lei de Deus manda respeitar o nome do Senhor. Depende, como o primeiro mandamento, da virtude da religião, e regula, dum modo mais particular, o nosso uso da palavra nas coisas santas.

Entre todas as palavras da Revelação, há uma, singular, que é a revelação do nome de Deus. Deus confia o seu nome aos que crêem n'Ele; revela-se-lhes no seu mistério pessoal. O dom do nome é da ordem da confidência e da intimidade. «O nome do Senhor é Santo»; por isso, o homem não pode abusar dele. Deve guardá-lo na memória, num silêncio de adoração amorosa. E não o empregará nas suas próprias palavras senão para o bendizer, louvar e glorificar.

O segundo mandamento proíbe o abuso do nome de Deus, isto é, todo o uso inconveniente do nome de Deus, de Jesus Cristo, da Virgem Maria e de todos os santos.

Catecismo da Igreja Católica 2142-46

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santo Anjo da Guarda nossa companhia.