Hoje a Igreja celebra a memória da circuncisão do Menino Jesus o momento que lhe foi dado o Nome revelado pelo Arcanjo Gabriel.
Sobre o Nome de Jesus a Igreja nos ensina
NO SEGUNDO MANDAMENTO:
«Não invocarás em vão o nome do Senhor teu Deus» (Ex 20, 7)
«Foi dito aos antigos: "Não faltarás ao que tiveres jurado" [...]. Pois Eu digo-vos que não jureis, em caso algum» (Mt 5, 33-34).
O nome do Senhor é Santo
O segundo mandamento da Lei de Deus manda respeitar o nome do Senhor. Depende, como o primeiro mandamento, da virtude da religião, e regula, dum modo mais particular, o nosso uso da palavra nas coisas santas.
Entre todas as palavras da Revelação, há uma, singular, que é a revelação do nome de Deus. Deus confia o seu nome aos que crêem n'Ele; revela-se-lhes no seu mistério pessoal. O dom do nome é da ordem da confidência e da intimidade. «O nome do Senhor é Santo»; por isso, o homem não pode abusar dele. Deve guardá-lo na memória, num silêncio de adoração amorosa. E não o empregará nas suas próprias palavras senão para o bendizer, louvar e glorificar.
O segundo mandamento proíbe o abuso do nome de Deus, isto é, todo o uso inconveniente do nome de Deus, de Jesus Cristo, da Virgem Maria e de todos os santos.
Catecismo da Igreja Católica 2142-46
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Santo Anjo da Guarda nossa companhia.