Em união com todos os Santos Anjos

"Sanctus, Sanctus, Sanctus. Dóminus, Deus Sábaoth Pleni sunt caeli et terra Glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus, qui venit In nómine Dómini, Hosánna in excélsis.

Blog Santo Anjo da Guarda

quinta-feira, 10 de junho de 2010

O Anjo da Paz

Dia de 10 de junho, dia da aparição do Anjo da Paz em Fátima


A Mensagem de Fátima é um convite e uma escola de salvação. Foi iniciada pelo Anjo da Paz (1916) e completada por Nossa Senhora (1917). Foi vivida de maneira histórica pelos Três Pastorinhos – Lúcia, Francisco e Jacinta. Hoje, 10 de junho, comemoram-se em Portugal a aparição do Santo Anjo aos Pastorinhos, anjo conhecido como o santo Anjo de Fátima ou Anjo da Paz.

A mensagem de Fátima sublinha os seguintes pontos:

› a conversão permanente;

› a oração e nomeadamente o rosário,

› o sentido da responsabilidade coletiva e a prática da reparação.

A aceitação desta mensagem traz consigo a Consagração ao Coração Imaculado de Maria, que é símbolo de um compromisso de fidelidade e de apostolado. As orações ensinadas em Fátima pelo Anjo e Nossa Senhora ajudam a viver a Mensagem, que, como disse João Paulo II, em Fátima em 1982, é a conversão e a vivência na graça de Deus.

Orações do Anjo
“Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam".

"Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-vos profundamente e ofereço-vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, pevo-Vos a conversão dos pobres pecadores”.


Muitos anos já se passaram desde o dia em que o Anjo de Fátima preparou os três pastorinhos: Lúcia, Jacinta e Francisco para a revelação e a mensagem de Nossa Senhora. Podemos dizer que o "sucesso" de Fátima se deve em boa parte aos bispos portugueses, pois intuitivamente compreenderam que a história da aparição de Fátima nos mostra as verdades evangélicas de uma forma simples e adequada ao nosso tempo. Ambas, tanto a aparição como a mensagem de Fátima, é um credo do catecismo popular. Isso se refere em especial à aparição do Anjo de Fátima, que podemos chamar o "primeiro mistério" de Fátima, já que a Ir. Lúcia manteve o segredo dessas revelações perto de 20 anos. Que diferença dos falsos místicos que fazem questão de espalhar a sua história com rapidez espantosa!

Como a Mãe de DEUS, também o Anjo apareceu seis vezes em Fátima. Nas três primeiras aparições, a Lúcia e a três outras meninas em 1915, ele nada falou. No decorrer do ano de 1916, deu orientações espirituais à Lúcia, Jacinta e Francisco. 

É importante lembrar que também o nosso Anjo da Guarda, que no seu esforço de nos iluminar e conduzir à santidade, age de forma semelhante ao Anjo de Fátima.

                   RESPEITO NA ORAÇÃO


O fato do Anjo não apenas ter-se ajoelhado, mas ter tocado o solo com a sua fronte, nos mostra com que respeito deveríamos apresentar a nossa oração para que não passe de ser uma oração dos lábios, de rotina, O Anjo ensinou às crianças: "Orai assim. Os Corações de JESUS e MARIA estão atentos à voz das vossas súplicas". A frase "Orai assim" é repetição da palavra de JESUS aos Seus discípulos, quando lhes ensinava o PAI nosso (cf Mt 6,9ss). Como explica S. Agostinho, "O PAI Nosso não é só a melhor de todas as orações, mas é o modelo para todas as orações". Da mesma forma, a intenção do Anjo não foi exigir uma determinada oração das crianças, mas muito mais, ensinar que o amor a DEUS e ao próximo deve ser o âmago de toda a nossa oração.

Já que muitos se deixam desanimar facilmente na oração e se sentem sozinhos e abandonados, necessariamente devem dar ouvidos à verdade da fé que JESUS e MARIA nos amam e que tudo o que é bom nos provém através da oração. Como S. Afonso de Liguori assegura: "A única graça que sempre e em todo lugar nos é oferecida é o dom da oração, pois através dela podemos receber todo o bem de DEUS".



Depois disso, o Anjo desapareceu por alguns meses, deixando as crianças sozinhas para ver se ficariam fiéis às graças recebidas; sem falar nada a ninguém a não ser entre si, sem outras visitas consoladoras do Anjo. As crianças permaneceram fiéis ao seu propósito. Lúcia constatou: "As suas palavras gravaram-se de tal forma na nossa mente, que jamais as esquecemos. E, desde aí, passávamos largo tempo assim prostrados repetindo-as, às vezes, até cair cansados". Foi assim que exercitaram uma generosidade heróica.



Nossa Senhora do Rosário de Fátima, ROGAI POR NÓS!
Santo Anjo da Paz, ROGAI POR NÓS!

Fonte: Obra dos Santos Anjos e Santuário de Fátima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santo Anjo da Guarda nossa companhia.