Dia de 10 de junho, dia da aparição do Anjo da Paz em Fátima
A Mensagem de Fátima é um convite e uma escola de salvação. Foi iniciada pelo Anjo da Paz (1916) e completada por Nossa Senhora (1917). Foi vivida de maneira histórica pelos Três Pastorinhos – Lúcia, Francisco e Jacinta. Hoje, 10 de junho, comemoram-se em Portugal a aparição do Santo Anjo aos Pastorinhos, anjo conhecido como o santo Anjo de Fátima ou Anjo da Paz.
A mensagem de Fátima sublinha os seguintes pontos:
› a conversão permanente;
› a oração e nomeadamente o rosário,
› o sentido da responsabilidade coletiva e a prática da reparação.
A aceitação desta mensagem traz consigo a Consagração ao Coração Imaculado de Maria, que é símbolo de um compromisso de fidelidade e de apostolado. As orações ensinadas em Fátima pelo Anjo e Nossa Senhora ajudam a viver a Mensagem, que, como disse João Paulo II, em Fátima em 1982, é a conversão e a vivência na graça de Deus.
Orações do Anjo
“Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam".
"Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-vos profundamente e ofereço-vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, pevo-Vos a conversão dos pobres pecadores”.
Muitos anos já se passaram desde o dia em que o Anjo de Fátima preparou os três pastorinhos: Lúcia, Jacinta e Francisco para a revelação e a mensagem de Nossa Senhora. Podemos dizer que o "sucesso" de Fátima se deve em boa parte aos bispos portugueses, pois intuitivamente compreenderam que a história da aparição de Fátima nos mostra as verdades evangélicas de uma forma simples e adequada ao nosso tempo. Ambas, tanto a aparição como a mensagem de Fátima, é um credo do catecismo popular. Isso se refere em especial à aparição do Anjo de Fátima, que podemos chamar o "primeiro mistério" de Fátima, já que a Ir. Lúcia manteve o segredo dessas revelações perto de 20 anos. Que diferença dos falsos místicos que fazem questão de espalhar a sua história com rapidez espantosa!
Como a Mãe de DEUS, também o Anjo apareceu seis vezes em Fátima. Nas três primeiras aparições, a Lúcia e a três outras meninas em 1915, ele nada falou. No decorrer do ano de 1916, deu orientações espirituais à Lúcia, Jacinta e Francisco.
É importante lembrar que também o nosso Anjo da Guarda, que no seu esforço de nos iluminar e conduzir à santidade, age de forma semelhante ao Anjo de Fátima.
RESPEITO NA ORAÇÃO
O fato do Anjo não apenas ter-se ajoelhado, mas ter tocado o solo com a sua fronte, nos mostra com que respeito deveríamos apresentar a nossa oração para que não passe de ser uma oração dos lábios, de rotina, O Anjo ensinou às crianças: "Orai assim. Os Corações de JESUS e MARIA estão atentos à voz das vossas súplicas". A frase "Orai assim" é repetição da palavra de JESUS aos Seus discípulos, quando lhes ensinava o PAI nosso (cf Mt 6,9ss). Como explica S. Agostinho, "O PAI Nosso não é só a melhor de todas as orações, mas é o modelo para todas as orações". Da mesma forma, a intenção do Anjo não foi exigir uma determinada oração das crianças, mas muito mais, ensinar que o amor a DEUS e ao próximo deve ser o âmago de toda a nossa oração.
Já que muitos se deixam desanimar facilmente na oração e se sentem sozinhos e abandonados, necessariamente devem dar ouvidos à verdade da fé que JESUS e MARIA nos amam e que tudo o que é bom nos provém através da oração. Como S. Afonso de Liguori assegura: "A única graça que sempre e em todo lugar nos é oferecida é o dom da oração, pois através dela podemos receber todo o bem de DEUS".
Depois disso, o Anjo desapareceu por alguns meses, deixando as crianças sozinhas para ver se ficariam fiéis às graças recebidas; sem falar nada a ninguém a não ser entre si, sem outras visitas consoladoras do Anjo. As crianças permaneceram fiéis ao seu propósito. Lúcia constatou: "As suas palavras gravaram-se de tal forma na nossa mente, que jamais as esquecemos. E, desde aí, passávamos largo tempo assim prostrados repetindo-as, às vezes, até cair cansados". Foi assim que exercitaram uma generosidade heróica.
Nossa Senhora do Rosário de Fátima, ROGAI POR NÓS!
Santo Anjo da Paz, ROGAI POR NÓS!
Fonte: Obra dos Santos Anjos e Santuário de Fátima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Santo Anjo da Guarda nossa companhia.