Qual é o meu anjo? Qual é o nome do meu anjo?
Domingo sempre encontramos nos jornais o anjo do dia, coluna próxima ao horóscopo, você já deve ter visto.
Começo escrevendo que essa não deve ser a nossa preocupação. Qual o nome do meu anjo! Os santos sempre referiam-se aos seus Santos Anjos da Guarda simplesmente por ANJO. A nossa preocupação deve ser sempre em lembrar que DEUS nos deu um Anjo para nos guardar e que caminha conosco.
Os Anjos não são simples simbolismos e elementos de linguagem arcaicas. Nós devemos sempre nos fundamentar na Sagrada Escritura, no que a Igreja ensina, Tradição e Magistério eclesiástico; toda a história dos Anjos está fundamentada na Bíblia. Por exemplo, São Paulo entende Anjo como seres celestes, os mensageiros de Deus.
Na Sagrada Escritura encontramos diversas atividades dos Anjos.
Anúncio - Os Anjos anunciam aos homens a vontade de Deus: Gn 16,7ss; 21,17 e 21 (Agar).
Liturgia - Os Anjos participam do culto litúrgico: Ex 25,19.
Como diz a Escritura:
“Vi o Senhor sentado sobre um alto e elevado trono …. Os Serafins estavam por cima do trono … E clamavam um para o outro e diziam: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus dos exércitos” (Is. 6, 1-3).
“O Senhor reina …. está sentado sobre querubins” (Sl. 98, 1).
A distinção dos Anjos como a Igreja nos ensina é em nove coros, agrupados em três hierarquias diferentes, embora não conste explicitamente da Revelação, é de crença geral. Essa distinção é feita em relação a Deus, à condução geral do mundo, ou à condução particular dos Estados, das companhias e das pessoas.
Os três coros da primeira hierarquia, vêem e glorificam a Deus, três Coros inferiores aos acima enunciados estão relacionados com a conduta geral do universo. E os três últimos Coros dizem respeito à conduta particular dos Estados, das companhias e das pessoas.
Os 9 Coros Angélicos, agrupados em três hierarquias
• Serafins — do grego “séraph”, abrasar, queimar, consumir. Assistem ante o trono de Deus e é seu privilégio estar unidos a Deus de maneira mais íntima, nos ardores da caridade.
• Querubins — do hebreu “chérub”, que São Jerônimo e Santo Agostinho interpretam como “plenitude de sabedoria e ciência”. Assistem também ante o trono de Deus, e é seu privilégio ver a verdade de um modo superior a todos os outros anjos que estão abaixo deles.
• Tronos — algumas vezes são chamados “Sedes Dei”, (Sedes de Deus). Também assistem ante o trono de Deus, e é sua missão assistir os anjos inferiores na proporção necessária.
• Dominações – São assim chamados porque dominam sobre todas as ordens angélicas encarregadas de executar a vontade de Deus. Distribuem aos Anjos inferiores suas funções e seus ministérios.
• Potestades — Ou “condutores da ordem sagrada”, executam as grandes ações que tocam no governo universal do mundo e da Igreja, operando para isso prodígios e milagres extraordinários.
• Virtudes — cujo nome significa “força”, são encarregados de tirar os obstáculos que se opõem ao cumprimento das ordens de Deus, afastando os anjos maus que assediam as nações para desviá-las de seu fim, e mantendo assim as criaturas e a ordem da divina Providência.
• Principados — Como seu nome indica, estão revestidos de uma autoridade especial: são os que presidem os reinos, às províncias, e às dioceses; são assim denominados pelo fato de sua ação ser mais extensa e universal.
• Arcanjos — são enviados por Deus em missões de maior importância junto aos homens.
• Anjos — os que têm a guarda de cada homem em particular, para o desviar do mal e o encaminhar ao bem, defendê-lo contra seus inimigos visíveis e invisíveis, e conduzi-lo ao caminho da salvação. Velam por sua vida espiritual e corporal e, a cada instante, comunicam-lhe as luzes, forças e graças que necessitam
'Assistir’ ante o trono de Deus tem dois significados: um é quando recebem Suas ordens; quando Lhe oferecem as orações, esmolas, boas obras e votos dos mortais; quando defendem contra os demônios as causas dos homens no Tribunal Supremo; quando fixam seu olhar nos raios da face divina para perceber as delicias inefáveis que constituem sua felicidade.
O Pastor Angélico, o Papa Pio XII disse a um grupo de peregrinos dos Estados Unidos, falando sobre os Anjos: "Vocês passarão, Deus o permita, uma eternidade de gozo com eles; COMECEM a conhecê-los AGORA.
(cf. Corn. A Lapide, in Tob. XII, 15; apud Mons. Gaume, Tratado del Espíritu Santo, Granada, Imp. Y Lib. Española de D. José Lopez Guevara, 1877, p. 137 )
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Santo Anjo da Guarda nossa companhia.