Em união com todos os Santos Anjos

"Sanctus, Sanctus, Sanctus. Dóminus, Deus Sábaoth Pleni sunt caeli et terra Glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus, qui venit In nómine Dómini, Hosánna in excélsis.

Blog Santo Anjo da Guarda

domingo, 27 de junho de 2010

O Santo Anjo tem nome?

Qual é o meu anjo? Qual é o nome do meu anjo?
     Domingo sempre encontramos nos jornais o anjo do dia, coluna próxima ao horóscopo, você já deve ter visto. 
    Começo escrevendo que essa não deve ser a nossa preocupação. Qual o nome do meu anjo! Os santos sempre referiam-se aos seus Santos Anjos da Guarda simplesmente por ANJO. A nossa preocupação deve ser sempre em lembrar que DEUS nos deu um Anjo para nos guardar e que caminha conosco.
    Os Anjos não são simples simbolismos e elementos de linguagem arcaicas. Nós devemos sempre nos fundamentar na Sagrada Escritura, no que a Igreja ensina, Tradição e Magistério eclesiástico; toda a história dos Anjos está fundamentada na Bíblia. Por exemplo, São Paulo entende Anjo como seres celestes, os mensageiros de Deus.
    Na Sagrada Escritura encontramos diversas atividades dos Anjos.

Anúncio - Os Anjos anunciam aos homens a vontade de Deus: Gn 16,7ss; 21,17 e 21  (Agar).
Liturgia - Os Anjos participam do culto litúrgico: Ex 25,19.

Como diz a Escritura:

“Vi o Senhor sentado sobre um alto e elevado trono …. Os Serafins estavam por cima do trono … E clamavam um para o outro e diziam: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus dos exércitos” (Is. 6, 1-3).

“O Senhor reina …. está sentado sobre querubins” (Sl. 98, 1).

    A distinção dos Anjos como a Igreja nos ensina é em nove coros, agrupados em três hierarquias diferentes, embora não conste explicitamente da Revelação, é de crença geral. Essa distinção é feita em relação a Deus, à condução geral do mundo, ou à condução particular dos Estados, das companhias e das pessoas.
   Os três coros da primeira hierarquia, vêem e glorificam a Deus, três Coros inferiores aos acima enunciados estão relacionados com a conduta geral do universo. E os três últimos Coros dizem respeito à conduta particular dos Estados, das companhias e das pessoas.

Os 9 Coros Angélicos, agrupados em três hierarquias

• Serafins — do grego “séraph”, abrasar, queimar, consumir. Assistem ante o trono de Deus e é seu privilégio estar unidos a Deus de maneira mais íntima, nos ardores da caridade.

• Querubins — do hebreu “chérub”, que São Jerônimo e Santo Agostinho interpretam como “plenitude de sabedoria e ciência”. Assistem também ante o trono de Deus, e é seu privilégio ver a verdade de um modo superior a todos os outros anjos que estão abaixo deles.

• Tronos — algumas vezes são chamados “Sedes Dei”, (Sedes de Deus). Também assistem ante o trono de Deus, e é sua missão assistir os anjos inferiores na proporção necessária.

• Dominações – São assim chamados porque dominam sobre todas as ordens angélicas encarregadas de executar a vontade de Deus. Distribuem aos Anjos inferiores suas funções e seus ministérios.

• Potestades — Ou “condutores da ordem sagrada”, executam as grandes ações que tocam no governo universal do mundo e da Igreja, operando para isso prodígios e milagres extraordinários.

• Virtudes — cujo nome significa “força”, são encarregados de tirar os obstáculos que se opõem ao cumprimento das ordens de Deus, afastando os anjos maus que assediam as nações para desviá-las de seu fim, e mantendo assim as criaturas e a ordem da divina Providência.

• Principados — Como seu nome indica, estão revestidos de uma autoridade especial: são os que presidem os reinos, às províncias, e às dioceses; são assim denominados pelo fato de sua ação ser mais extensa e universal.

• Arcanjos — são enviados por Deus em missões de maior importância junto aos homens.

• Anjos — os que têm a guarda de cada homem em particular, para o desviar do mal e o encaminhar ao bem, defendê-lo contra seus inimigos visíveis e invisíveis, e conduzi-lo ao caminho da salvação. Velam por sua vida espiritual e corporal e, a cada instante, comunicam-lhe as luzes, forças e graças que necessitam

    Observação:
 'Assistir’ ante o trono de Deus tem dois significados: um é quando recebem Suas ordens; quando Lhe oferecem as orações, esmolas, boas obras e votos dos mortais; quando defendem contra os demônios as causas dos homens no Tribunal Supremo; quando fixam seu olhar nos raios da face divina para perceber as delicias inefáveis que constituem sua felicidade.

   O Pastor Angélico, o Papa Pio XII disse a um grupo de peregrinos dos Estados Unidos, falando sobre os Anjos: "Vocês passarão, Deus o permita, uma eternidade de gozo com eles; COMECEM a conhecê-los AGORA.



 (cf. Corn. A Lapide, in Tob. XII, 15; apud Mons. Gaume, Tratado del Espíritu Santo, Granada, Imp. Y Lib. Española de D. José Lopez Guevara, 1877, p. 137 )

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