Em união com todos os Santos Anjos

"Sanctus, Sanctus, Sanctus. Dóminus, Deus Sábaoth Pleni sunt caeli et terra Glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus, qui venit In nómine Dómini, Hosánna in excélsis.

Blog Santo Anjo da Guarda

sábado, 1 de janeiro de 2011

Santa MARIA, Mãe de DEUS

“Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor está contigo; és bendita entre todas as mulheres da terra” (Liturgia das Horas: Antífona da Hora média; cf Lc 1, 28; 42).




A virgem Maria é saudada pelo anjo, e celebrada pela Igreja, como aquela que de maneira única está portando no seio e irradia ao redor de si mesma a graça de Deus feita pessoa, o Filho do Altíssimo que já no seu próprio nome, Jesus, indica sua profunda identidade e sua missão: revelar a benevolência do Pai, salvar e resgatar do mal toda a humanidade e abrir novamente para ela o caminho para a casa do Pai. Maria, Mãe de Deus, participa também na geração da nova humanidade, cujas primícias é a pessoa do próprio Jesus (cf. Rm 5, 15-19). O evangelista Lucas destaca com insistência a atitude interior de Maria - com certeza partilhada também por José - frente aos acontecimentos da vida. Ela continua, por assim dizer, o processo de gestação e interiorização da Palavra que tinha concebido em si mesma por obra do Espírito Santo na plena disponibilidade da fé e que agora não cessa de interpelá-la. Esta atitude de silêncio meditativo, de contemplação cheia de perguntas sem respostas imediatas e de entrega confiante ao mistério de Deus, acompanhará Maria ao longo da sua vida junto de Jesus, nos momentos alegres e nos momentos problemáticos e tristes (Lc 2, 51; Mt 12,48-50), até os pés da cruz.

Dirigimos os olhos e o coração para a Virgem Maria. Ela é a nossa Mãe, a nossa vida, a nossa doçura e a nossa esperança. Portanto, convém muito dirigirmo-nos a ela, para que aquela que educou Jesus, eduque a nós também. É nosso desejo de aprender a amar como ela ama. Na verdade, Maria foi enviada por Deus! Desde a sua Imaculada Conceição até ao triunfo do seu Coração Imaculado, ela é um "evangelho", revelando como o amor divino pode e tem de formar e animar o coração humano. Tornai-vos como criancinhas e ide, cheias de confiança, ter com a vossa terna mãe; ela ama-vos mais do que se pode dizer. Permiti-lhe tocar-vos com amor; é assim que aprendereis a amar como ela ama. Procurai conhecê-la melhor, mais íntima e pessoalmente. Talvez tenhais este desejo há muito, mas também é possível que tenhais medo... Confie ! DEUS é bom e infinita a sua misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santo Anjo da Guarda nossa companhia.