No começo do ministério público de JESUS, a presença dos Santos Anjos é citada nos Evangelhos, o mesmo aconteceu no final dos três anos de pregação.
Ao iniciar a Sua Paixão no Horto das Oliveiras, quando os três apóstolos mais íntimos falharam ao convite: "Ficai aqui e vigiai Comigo" (Mt. 26, 38b), apesar do desabafo: "A Minha alma está numa tristeza de morte" (Mt. 26, 38a), e adormeceram deixando-O sozinho entregue à Sua dor, o Anjo é a única criatura que marca a sua presença confortadora: "Então, vindo do Céu, apareceu-Lhe um Anjo que O confortava" (Lc. 22,43).
Como os Santos Anjos nas horas dolorosíssimas da Paixão estavam prontos a defender o Seu Rei e Senhor da iniquidade humana, se essa fosse a vontade do Pai! O próprio Mestre não ignora esta atitude dos Seus fidelíssimos servos e dela dá testemunho quando responde a Pedro: "Julgas que não posso rogar a Meu Pai, que imediatamente Me enviaria mais de doze legiões de Anjos? Como se cumpririam então as Escrituras que dizem que tudo deve acontecer assim?" (Mt. 26, 53-54).
Se na 5ª e 6ª Feiras Santas não puderam manifestar o Seu zelo por Cristo, no Domingo de Páscoa são eles, mais uma vez, a anunciarem aos homens as maravilhas de Deus em nosso favor, tal como aconteceu na noite de Natal. No alvorecer do primeiro dia da semana "houve um grande terramoto, pois o Anjo do Senhor, descendo do Céu, aproximou-se e removeu a pedra (do sepulcro), sentando-se sobre ela. O seu aspecto era como o de um relâmpago e a sua túnica branca como a neve" (Mt. 28, 2-3). E este quem anuncia às mulheres: "Sei que buscais a Jesus crucificado. Não está aqui, pois ressuscitou, como havia dito!" (Mt. 28,5-6). Também Madalena dentro do sepulcro "viu dois Anjos vestidos de branco sentados um à cabeceira e outro aos pés onde jazera o corpo de Jesus" (Jo. 20,12), antes de ver o Senhor, a Quem buscava.
Ao terminar a Sua vida visível no meio de nós, são novamente os Anjos que declaram a todos os que presenciaram a Sua Ascensão: "Homens da Galileia, por que estais assim a olhar para o Céu? Esse Jesus que vos foi arrebatado para o Céu, virá da mesma maneira como agora O vistes partir para o Céu" (Act. 1,11).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Santo Anjo da Guarda nossa companhia.