Em união com todos os Santos Anjos

"Sanctus, Sanctus, Sanctus. Dóminus, Deus Sábaoth Pleni sunt caeli et terra Glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus, qui venit In nómine Dómini, Hosánna in excélsis.

Blog Santo Anjo da Guarda

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Então, vindo do Céu, apareceu-Lhe um Anjo que O confortava.

No começo do ministério público de JESUS, a presença dos Santos Anjos é citada nos Evangelhos, o mesmo aconteceu no final dos três anos de pregação.

Ao iniciar a Sua Paixão no Horto das Oliveiras, quando os três apóstolos mais íntimos falharam ao convite: "Ficai aqui e vigiai Comigo" (Mt. 26, 38b), apesar do desabafo: "A Minha alma está numa tristeza de morte" (Mt. 26, 38a), e adormeceram deixando-O sozinho entregue à Sua dor, o Anjo é a única criatura que marca a sua presença confortadora: "Então, vindo do Céu, apareceu-Lhe um Anjo que O confortava" (Lc. 22,43).


Como os Santos Anjos nas horas dolorosíssimas da Paixão estavam prontos a defender o Seu Rei e Senhor da iniquidade humana, se essa fosse a vontade do Pai! O próprio Mestre não ignora esta atitude dos Seus fidelíssimos servos e dela dá testemunho quando responde a Pedro: "Julgas que não posso rogar a Meu Pai, que imediatamente Me enviaria mais de doze legiões de Anjos? Como se cumpririam então as Escrituras que dizem que tudo deve acontecer assim?" (Mt. 26, 53-54).

Se na 5ª e 6ª Feiras Santas não puderam manifestar o Seu zelo por Cristo, no Domingo de Páscoa são eles, mais uma vez, a anunciarem aos homens as maravilhas de Deus em nosso favor, tal como aconteceu na noite de Natal. No alvorecer do primeiro dia da semana "houve um grande terramoto, pois o Anjo do Senhor, descendo do Céu, aproximou-se e removeu a pedra (do sepulcro), sentando-se sobre ela. O seu aspecto era como o de um relâmpago e a sua túnica branca como a neve" (Mt. 28, 2-3). E este quem anuncia às mulheres: "Sei que buscais a Jesus crucificado. Não está aqui, pois ressuscitou, como havia dito!" (Mt. 28,5-6). Também Madalena dentro do sepulcro "viu dois Anjos vestidos de branco sentados um à cabeceira e outro aos pés onde jazera o corpo de Jesus" (Jo. 20,12), antes de ver o Senhor, a Quem buscava.

Ao terminar a Sua vida visível no meio de nós, são novamente os Anjos que declaram a todos os que presenciaram a Sua Ascensão: "Homens da Galileia, por que estais assim a olhar para o Céu? Esse Jesus que vos foi arrebatado para o Céu, virá da mesma maneira como agora O vistes partir para o Céu" (Act. 1,11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santo Anjo da Guarda nossa companhia.