Em união com todos os Santos Anjos

"Sanctus, Sanctus, Sanctus. Dóminus, Deus Sábaoth Pleni sunt caeli et terra Glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus, qui venit In nómine Dómini, Hosánna in excélsis.

Blog Santo Anjo da Guarda

terça-feira, 12 de abril de 2011

São Miguel Arcanjo, ajudai-nos e rogai por nós.

Esta é a verdadeira história de um "marine" (fuzileiro naval) ferido na Coréia, em 1950. Escrevendo para sua mãe, ele lhe contou sobre um encontro fascinante que teve durante a guerra. O Padre Walter Muldy, capitão da Marinha, que conversou com o fuzileiro e sua mãe, e também com o comandante da unidade militar do jovem - sempre afirmou a veracidade desta narrativa. Nós a ouvimos de uma pessoa que leu a carta original e narra à história em seus mínimos detalhes e na primeira pessoa, para melhor transmitir algo do impacto que o fato deve ter causado quando - pela primeira vez - foi contada pelo filho à sua mãe.

Querida mamãe:

Escrevo à senhora de uma cama de hospital. Mãe, estou bem. Fui ferido, mas o doutor disse que logo estarei de pé. Mas, não é sobre isso que eu preciso escrever-lhe. Algo aconteceu comigo que não ouso contar a ninguém com medo de que não acreditem. Mas, preciso contar a senhora - única pessoa em quem posso confiar, embora mesmo a senhora possa achar difícil de acreditar.
A senhora se recorda da oração a São Miguel que a senhora me ensinou a rezar, quando eu era pequeno? "Miguel, Miguel da manhã..." Antes de partir para a Coréia, a senhora recomendou com insistência que eu me lembrasse dessa oração antes de qualquer confronto com o inimigo. Mas, realmente, mãe, a senhora não precisaria me ter lembrado isso. Eu sempre a rezei e quando cheguei à Coréia, freqüentemente eu a rezava, várias vezes durante o dia, enquanto marchava ou descansava.
Bem, um dia, fomos convocados para fazer um reconhecimento em busca de Commies (NT: nome dado aos guerrilheiros comunistas). Era um dia em que fazia muito frio. Quando já havia caminhado um tanto, percebi outro soldado andando ao meu lado e eu olhei para ver quem era. Era um rapaz alto, um fuzileiro de cerca de 1,90m e constituição forte. Estranho, mas eu não o conhecia e pensei que nunca o havia visto em minha unidade. Fiquei satisfeito por ter companhia e quebrei o silencio entre nós.

- “Faz frio, hoje, não?" Comecei então a rir baixinho, porque, de repente me pareceu um absurdo conversar sobre o clima, quando estávamos avançando para enfrentar o inimigo!

Ele também riu suavemente.

-"Acho que conheço todo mundo em minha unidade", continuei, "mas nunca o vi antes".
- "Não", ele concordou. "Eu acabo de chegar, meu nome é Miguel!"
- "Verdade? É meu nome também".
- "Eu sei" - disse o fuzileiro. "Miguel, Miguel da manhã..."

Mamãe; fiquei realmente surpreso que ele soubesse assim minha oração, mas eu havia falado dela a tantos rapazes, que supus que o recém-chegado ouvira falar disso através de algum deles. Na verdade, isso se tornara tão conhecido, que alguns de meus companheiros me chamavam de "São Miguel".
Então, de repente, Miguel disse:

- "Vamos encontrar problemas à frente".
Surpreendi-me, pois não podia perceber como ele sabia disso. Eu respirava fortemente, por causa da marcha e meu hálito enchia o ar frio com densas nuvens de neblina. Miguel parecia estar em ótima forma, porque eu não percebera sua respiração, até então. Nesse momento, começou a nevar tão fortemente, que logo não mais pude ouvir ou ver o restante da minha unidade. Fiquei um pouco assustado e gritei:

- "Miguel!"
Senti, então, sua forte mão em meu ombro e ouvi sua voz:
- "Vai clarear logo".

De repente, a nevasca parou. E então, a uma pequena distância de nós, assustadoramente reais, estavam sete Commies, eu diria quase cômicos com seus chapéus típicos. Mas não havia nenhuma graça em suas atitudes: suas armas estavam engatilhadas e apontadas exatamente em nossa direção.

- "Para baixo, Miguel", gritei, e mergulhei para me proteger.

No chão, olhei para cima e vi Miguel ainda em pé, paralisado, e achei que era por medo, como julguei naquele momento. Balas espocavam de todos os lados e, mamãe, não havia lugar que os comunistas não atingissem a tão curta distância.
Pulei para fazê-lo deitar-se e foi então que fui ferido. Senti a dor como uma forte queimadura em meu peito e desmaiei. Enquanto ia perdendo os sentidos, ainda me recordo que pensei: "devo estar morrendo". Alguém estava me erguendo, braço forte me seguravam e me colocavam, com cuidado, sobre a neve. Apesar do choque, abri os olhos e o sol pareceu penetrar neles. Miguel ainda estava em pé e havia um enorme clarão em sua face. De repente, abrasou-se como o sol, um resplendor o rodeava intensamente, como as asas de um anjo. Quando perdi a consciência, ainda vi que Miguel segurava uma espada em sua mão e que ela faiscava como milhares de luzes.
Mais tarde, quando recobrei os sentidos, meus companheiros vieram me ver, com o sargento.

- "Como você fez isso, filho?" – ele me perguntou.
- "Onde está Miguel?" O sargento pareceu intrigado.
- "Miguel, o fuzileiro alto, que andou comigo até o último momento. Eu o vi, quando desmaiei"
- "Filho - o sargento disse gravemente - você é o único Miguel em minha unidade. Posso pesquisar entre todos os demais soldados, mas só há um Miguel - você. E, filho, você não estava caminhando com ninguém. Eu o observava, porque você se distanciou muito de nos, e fiquei preocupado. Agora, conte-me, como você fez isso?"
Era a segunda vez que me fazia essa pergunta, e eu me irritei.

- "O que eu fiz?"
- "Como você matou aqueles sete guerrilheiros comunistas?"
- "O quê?"
- "Vamos, filho, eles estavam estendidos ao seu redor, cada um morto por um golpe de espada".
Este, mamãe, é o fim de minha história. Pode ter sido o ferimento, o clarão. Do sol ou o frio. Eu não sei mamãe, mas de uma coisa estou certo: ISTO ACONTECEU! ...


(Traduzido de: Crusade – Nov/dez - 2002. Tradução com pequenas alterações para adaptar ao português).
Fonte: Retirado do "O Desbravador" - Janeiro de 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santo Anjo da Guarda nossa companhia.