Virgem MARIA predileta do PAI, aquEla quem DEUS amou primeiro.
PREDILETA, amada primeira.
DEUS depositou a plenitude de todo o bem em MARIA, para que nisto conhecêssemos que tudo o que temos de esperança, graça e salvação, dela deriva até nós.
- São Boaventura
Como diz Santo Irineu, 'obedecendo, se fez causa de salvação, tanto para si como para todo o gênero humano'. Do mesmo modo, não poucos antigos Padres dizem com ele: 'O nó da desobediência de Eva foi desfeito pela obediência de MARIA; o que a virgem Eva ligou pela incredulidade, a Vigem MARIA desligou pela fé'. Comparando MARIA com Eva, chamam MARIA de Mãe dos viventes e, com frequência, afirmam: 'veio a morte por Eva, e a vida por MARIA' (Lumen Gentium, 56 e CIC, 494).
Nossa Senhora, Rainha de todos os Anjos e Santos no céu, rogai por nós!!!
Gostaria de meditar convosco (…) a saudação do Anjo a Maria. (…) A palavra grega, «Kaire», significa por si só «rejubila», «alegra-te». E aqui está o primeiro elemento que surpreende: a saudação entre os judeus era «Shalom», «paz», enquanto a saudação no mundo grego era «Kaire», «alegra-te». É surpreendente que o Anjo, ao entrar na casa de Maria, cumprimente com a saudação dos gregos: «Kaire», «alegra-te, rejubila». (…) Nesta saudação grega do Anjo manifesta-se a nova universalidade do Reino do verdadeiro Filho de David. (...) Somente com este diálogo, que o anjo Gabriel tem com Maria, começa realmente o Novo Testamento. Portanto, podemos dizer que a primeira palavra do Novo Testamento é um convite à alegria: «rejubila, alegra-te!». O Novo Testamento é verdadeiramente «Evangelho», a «Boa Nova» que nos traz alegria. Deus não está distante de nós, não é desconhecido, enigmático, talvez perigoso. Deus está próximo de nós, tão próximo que se faz criança, e nós podemos tratar este Deus por «tu».
- Papa Bento XVI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Santo Anjo da Guarda nossa companhia.