Em união com todos os Santos Anjos

"Sanctus, Sanctus, Sanctus. Dóminus, Deus Sábaoth Pleni sunt caeli et terra Glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus, qui venit In nómine Dómini, Hosánna in excélsis.

Blog Santo Anjo da Guarda

domingo, 29 de janeiro de 2012

Nosso Santo Anjo

A devoção aos santos anjos sempre ocupou um lugar de destaque entre inúmeras outras devoções vividas pelo povo cristão e por isso, muitos de nós, desde cedo, em tenra idade, aprendemos a rezar com os nossos pais, pedindo o auxílio do nosso anjo da guarda. Essa devoção se tornou um hábito, adquiriu espaço em nossos corações e ainda hoje, recitamos ou cantamos essa oração:


 “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege e guarda, governa e ilumina. Amém.”

A existência dos anjos é uma verdade de fé professada pela Igreja e comprovada pela Sagrada Escritura. Sabemos que os anjos são os ministros de Deus e foram criados primeiro que os homens.

Desde o livro do Gênesis, até o livro do Apocalipse percebemos a presença dos anjos na História da Salvação. São anjos que detêm o braço de Abraão quando ele estava prestes a sacrificar o seu filho, Isaque (Gn. 22,15). São os anjos que protegem Lot quando Sodoma e Gomorra foram destruídas (Gn. 19,15-16). No Novo testamento, é um anjo que anuncia a Zacarias, o nascimento de João Batista e é o mesmo anjo, o arcanjo são Gabriel que anuncia a Nossa Senhora, o nascimento de Cristo.

Logo após o nascimento de Cristo, são os anjos que louvam e glorificam o Menino Jesus. São os anjos também, que acompanham o Cristo na tentação do deserto e na agonia no horto das oliveiras.Se lermos com atenção a Sagrada Escritura, veremos que ela está repleta da presença dos anjos e por isso, o papa João Paulo II, nos ensina: “Toda a Tradição da Igreja é unânime em afirmar a existência de anjos, e teríamos que alterar a própria Escritura Sagrada se quiséssemos eliminar esse ensinamento.”

Santo Agostinho nos ensina que “Anjo é nome de ofício, não de natureza. Desejas saber o nome da natureza? Espírito. Desejas saber o nome do ofício? Anjo. Pelo que é, é espírito, pelo que faz, é anjo.” Traduzindo, em sua etimologia, a palavra anjo significa enviado, mensageiro. Os anjos são seres espirituais que habitam o mundo invisível e que tem por missão nos conduzir a Deus. Desde os primeiros séculos, São Basílio, ensinava: “Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida,” E a Epístola aos Hebreus (Hb. 1,14), nos descreve que os anjos “são espíritos servidores, enviados ao serviço dos que devem herdar a salvação.”

Devemos aprender a conviver com o nosso anjo, devemos tratá-lo como um amigo, saber escutar o que ele nos transmite através de imagens ou da nossa imaginação e acolher suas boas inspirações. Afinal, nosso anjo da guarda é mais um meio que Deus nos proporciona, visando a nossa salvação. Os anjos semeiam boas sugestões para que possamos acolher ao Bem e rejeitar ao mal. Eles nos defendem das seduções oriundas do mal. Como nos ensina, Santo Josemaría Escrivá: “Recorre ao teu anjo da guarda na hora da provação, e ele te protegerá contra o demônio e te dará santas inspirações.”

A intimidade com o nosso anjo nos conduzirá a uma proximidade com os anjos das outras pessoas e assim, pediremos auxílio e ajuda aos anjos da guarda do nosso próximo.No trabalho de apostolado e evangelização, os anjos da guarda são imprescindíveis.Se tivermos dificuldades no trabalho de apostolado é viável se recorrer a ajuda dos anjos. “Conquista o anjo da guarda daquele que queres trazer para o teu apostolado. É sempre um grande cúmplice.” (Caminho nº. 563).

Se soubermos viver a devoção aos anjos da guarda, eles serão para nós, preciosos colaboradores na missão de difusão do Evangelho. Não podemos esquecer que os anjos contemplam continuamente a face de Deus e estão em todos os sacrários rendendo louvores e graças ao Senhor.Que possamos aprender com o nosso Anjo da Guarda a viver na presença de Deus, a servir ao Senhor com alegria e a transmitir Boas notícias.

Os anjos não podem penetrar diretamente na nossa inteligência e na nossa vontade e por isso, é necessário que expressemos as nossas dificuldades e intenções para que eles possam nos auxiliar.Os anjos estão sempre ao nosso redor. Como nos diz, a canção: “Tem anjos voando neste lugar, no meio do povo e em cima do altar, subindo e descendo em todas as direções.Não sei se a Igreja subiu ou se o céu desceu. Só sei que está cheio de anjos de Deus porque o próprio Deus está aqui.”

No Antigo Testamento há uma belíssima referência aos santos anjos. Tendo em vista, a entrada do Povo eleito em Canaã, a Terra Prometida , Deus lhes faz algumas promessas e instruções: “Vou enviar o meu anjo à tua frente para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que preparei para ti.Respeita-o, e se ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que Eu te disser, serei inimigo dos teus inimigos e afligirei os que te afligem. O meu anjo caminhará à tua frente...” (Êxodo 23,20-30).Em nossa caminhada em direção à Jerusalém celeste, Jesus Cristo está conosco e nos concede inúmeros auxílios:o Espírito Santo, os sacramentos, a intercessão de Nossa Senhora e o auxílio dos anjos. Em oração, saibamos pedir ao Cristo, cantando: “Envia Senhor os teus anjos pra nos resgatar, pra nos proteger de todo mal, para nos guiar, Senhor... Manda teus anjos sobre nós e abençoa a todos os que esperam em vós. Manda teus anjos pra nos ensinar a te louvar e glorificar.”

Que Deus fortaleça a nossa fé para que possamos conviver com o nosso Anjo da Guarda. Que possamos dizer com convicção: “Anjo da Guarda, minha companhia, guardai a minha alma de noite e de dia.”



Aloísio Parreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santo Anjo da Guarda nossa companhia.