Em união com todos os Santos Anjos

"Sanctus, Sanctus, Sanctus. Dóminus, Deus Sábaoth Pleni sunt caeli et terra Glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus, qui venit In nómine Dómini, Hosánna in excélsis.

Blog Santo Anjo da Guarda

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Os três Reis Magos

A visita dos reis magos poderia parecer história da carochinha, se não estivesse registrada na própria Bíblia (Mt 2, 1-12) - reis de verdade, com manto e coroa, viajando em camelos de fina montaria, com seus criados e com baús cheios de presentes em ouro!







"Será invadido por uma multidão de camelos, pelos dromedários de Madiã e de Efá; virão todos de Sabá, trazendo ouro e incenso, e publicando os louvores do Senhor."( Is 60,6)

Em seu Evangelho São Matheus refeiu-se a três reis. Esses reis eram versados em ciências naturais e conhecimento das Escrituras do povo de Deus, e por sua erudição foram chamados: magos.

Decididos a conhecer o Rei, o Messias, os Magos Gaspar, Melchior e Baltazar procedentes da Pérsia, da Arábia e de Sabá (antiga cidade do Iêmen, a noroeste da Península Arábica) puseram-se a caminho e se reuniram num certo trecho da estrada. Eles viram uma estrela que não era um cometa mas um globo luminoso, um sinal do Céu para guiá-los, e talvez só eles o vissem.

Chegando ao Campo dos Pastores viram a estrela e não se continham em contentamento, ela aumentava e diminuía de tamanho e parecia incidir sobre a gruta. Admirados, constataram, como já haviam visto em seus países, que na estrela aparecia a figura de uma criança. Subindo a colina descobriram a entrada da gruta... A gruta cheia de luz e, ao fundo da gruta, a Virgem Maria sentada com a criança em seus braços.

O Menino Jesus recebeu ouro, incenso e mirra. Ouro porque era rei, incenso porque era Deus e mirra porque era homem. Ao se prepararem para  retornarem a seus Países, foram alertados pelo Anjo para que não voltassem a Jerusalém. Então tomaram outro caminho para voltar às suas terras.

Não haviam encontrado nem castelo, nem pompa, como lhes pareceu dizer a estrela, encontraram, sim, uma simples gruta, mas nela o Rei de todos os reis, que lhes transmitiu uma vida nova e mudou o sentido de seus interesses e objetivos. Levavam o coração cheio da santa alegria.



Esta foi a primeira Epifania, isto é, a manifestação de Jesus, quando Maria e José O apresentaram aos Reis Magos. Esse fato é celebrado a 6 de janeiro - dia de reis.

Quando lemos a história dos reis magos, contada brevemente por Mateus, aprendemos com eles o Evangelho da Fé, da Esperança e da busca de Deus. Em nosso tempo racionalista muitos ouvem os relatos do Natal de Jesus, com o coração distante, preocupado com o consumo e reduzindo o significado majestoso desta celebração da Boa Nova em simples saudações de Papai  Noel.

Unido ao nosso Santo Anjo possamos a exemplo dos Reis Magos, presentear o Menino Jesus o nosso coração, a nossa vontade, a nossa vida sem reservas e sem medo, e assim vivermos a graça da santa alegria, da vida nova, da Epifania.

Fonte: São José - Pai segundo a Lei, Dirce Basto Pereira da Silva. Ed MIR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santo Anjo da Guarda nossa companhia.