Em união com todos os Santos Anjos

"Sanctus, Sanctus, Sanctus. Dóminus, Deus Sábaoth Pleni sunt caeli et terra Glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus, qui venit In nómine Dómini, Hosánna in excélsis.

Blog Santo Anjo da Guarda

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O Anjo foi o primeiro a rezar à Virgem Maria

NOSSA MÃE NA ETERNIDADE


A Maternidade de Maria completa-se no Calvário (cfr. Jo. 19, 25-27), quando aí recebe todos os membros da Igreja, como filhos. Tal ação maternal perpetua-se na eternidade, mesmo após a Sua Assunção. E isto que declara o Concílio Vaticano II: "Esta maternidade de Maria na economia da graça perdura sem interrupção, desde o consentimento, que fielmente deu na Anunciação e que manteve inabalável junto à Cruz, até à consumação eterna de todos os eleitos. De fato, depois de elevada ao Céu, não abandonou esta missão salvadora, mas  com a Sua multiforme intercessão, continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna (...). Por isso, a Virgem é invocada na Igreja com os títulos de advogada, auxiliadora, socorro e medianeira" (LG 62).


"Por isso, peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós irmãos, que rogueis por mim, a Deus nosso Senhor".


Em toda e qualquer oração que fazemos é o "Espírito Santo que nos une à Pessoa do Filho único, na Sua humanidade glorificada. E por ela e nela que a nossa oração filial comunga, na Igreja, com a Mãe de Jesus" (Cat. Ig. Cat. n° 2673), como mostra claramente a presença de Maria no meio dos apóstolos à espera do Pentecostes (cfr. Act. 1, 14).

"Foi a partir desta singular cooperação de Maria com a acção do Espírito Santo que as Igrejas desenvolveram a oração à Santa Mãe de Deus, centrando-a na pessoa de Cristo, manifestada nos Seus mistérios. Nos inúmeros hinos em que esta oração se exprime, alternam habitualmente dois movimentos:

- um "magnifica" o Senhor pelas "grandes coisas" que fez pela Sua humilde Serva e, através d 'Ela, por todos os seres humanos" (cfr. Lc. 1, 46-55).

- O outro confia à Mãe de Jesus as súplicas e louvores dos filhos de Deus, pois Ela agora conhece a humanidade que n'Ela foi desposada pelo Filho de Deus" (Cat. Ig. Cat. n° 2675).

"Este duplo movimento de oração a Nossa Senhora encontra expressão privilegiada na oração da "AVE MARIA".

"Avé Maria": a saudação do Anjo Gabriel abre esta oração. É o próprio Deus que, por intermédio do Seu Anjo, saúda Maria.

"Cheia de Graça, o Senhor é conVosco": as duas palavras da saudação do Anjo esclarecem-se mutuamente. Maria é cheia de graça, porque o Senhor está com Ela. A graça de que Ela é cumulada é a presença d 'Aquele que é a fonte de toda a graça. "Solta brados de alegria (...) filha de Jerusalém (...); o Senhor teu Deus está no meio de ti" (Sof. 3, 14.17a ). Maria, em quem o próprio Senhor vem habitar, é em pessoa a filha de Sião, a arca da aliança, o lugar onde reside a glória do Senhor: é "a morada de Deus com os homens" (Ap. 21 ,3). "Cheia de graça", Ela dá-Se toda Aquele que n'Ela vem habitar e que Ela vai dar ao mundo" (Cat. Ig. Cat. n° 2676).

Também nós, muitas vezes, com o nosso Anjo, digamos: A MARIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santo Anjo da Guarda nossa companhia.