Em união com todos os Santos Anjos

"Sanctus, Sanctus, Sanctus. Dóminus, Deus Sábaoth Pleni sunt caeli et terra Glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus, qui venit In nómine Dómini, Hosánna in excélsis.

Blog Santo Anjo da Guarda

sábado, 22 de setembro de 2012

Aparição de São Miguel no Monte Gargano

No fim do século V, quando o Papa São Gelásio regia a Igreja de São Pedro, um pastor que apascentava uma manada de vacas no alto do Monte Gargano, na Itália (província de Apúlia) obrigando um novilho a sair de uma caverna onde se refugiara, desferiu uma flecha para dentro desta, que retrocedeu com a mesma velocidade e feriu quem a lançara.
Este fato causou admiração nos que presenciaram este acontecimento. A notícia se espalhou e chegou aos ouvidos do Bispo de Siponto, cidade que ficava no sopé da montanha.
Julgando tratar-se de algum misterioso sinal da parte de Deus, o Bispo ordenou um jejum de três dias em toda a Diocese, pedindo ao Senhor que se dignasse a revelar-lhe do que se tratava. Deus escutou as orações do Prelado e, passado três dias, apareceu o Arcanjo São Miguel declarando que o Senhor queria que a ele, Anjo Tutelar da Igreja, e aos outros Anjos, se edificasse naquela caverna (onde se manifestou o prodígio) uma Igreja em sua honra, para reavivar a Fé e a devoção dos fiéis no seu amor e proteção, como Anjo Custódio da Igreja Católica.


Tendo o Bispo comunicado ao povo a visão que tivera e o que lhe fora pedido, foi observar o local acompanhado de muitas pessoas. Encontraram uma caverna muito espaçosa em forma de templo, escavada na rocha, com uma fenda natural na abóbada, de onde jorrava a luz que a iluminava. Nada mais era preciso que eregir um altar-mor para celebrar os Divinos Mistérios. Erguido o Altar, o Bispo consagrou-o. Todos os povos vizinhos acudiram à cerimônia cheios de alegria e a festa durou vários dias.


Até hoje, nunca mais se deixou de proferir Missa e celebrar ali os outros Ofícios litúrgicos. Deus consagra este lugar por séculos, com graças e milagres de toda a espécie, em favor dos que lá acorrem, doentes do corpo e alma, mostrando quanto lhe é grata a devoção em honra do glorioso Arcanjo São Miguel que defendeu, quando na revolta de Lúcifer, a fidelidade ao Deus Uno e Trino, soltando este grito: Amigos, Quem como Deus?

O Santuário do glorioso Arcanjo na Gruta do Monte Gargano é considerado um dos mais celebres e devotos de todo mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santo Anjo da Guarda nossa companhia.