Em união com todos os Santos Anjos

"Sanctus, Sanctus, Sanctus. Dóminus, Deus Sábaoth Pleni sunt caeli et terra Glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus, qui venit In nómine Dómini, Hosánna in excélsis.

sábado, 6 de julho de 2013

São Miguel, Príncipe dos Exércitos Celestes.



Nos fins do século V,quando na cadeira de São Pedro regia a Igreja o Papa São Gelásio,um pastor que apascentava uma manada de vacas no alto do Monte Gargano,na Itália,província da Apúlia,querendo obrigar um novilho a sair de uma caverna onde se refugiara,desferiu lá dentro uma flecha,a qual retrocedeu com a mesma velocidade,vindo ferir quem a lançara.
Este fato causou admiração nos que presenciaram este acontecimento e a notícia foi longe e chegou também aos ouvidos do Bispo de Siponto,cidade que ficava no sopé da montanha.
Julgou ele tratar-se de algum misterioso sinal da parte de DEUS e ordenou um jejum de três dias em toda a diocese,pedindo ao SENHOR se dignasse revelar-lhe do que se tratava.DEUS escutou as orações do Prelado e,passados três dias,apareceu-lhe o Arcanjo São Miguel declarando-lhe que o SENHOR queria que a ele,Anjo tutelar da Igreja,e aos outros Anjos,se edificasse naquela caverna,onde se manifestou o prodígio,uma igreja em sua honra,para reavivar a fé e a devoção dos fiéis no seu amor e proteção,como Anjo custódio da Igreja Católica.
Tendo o Bispo comunicado ao povo a visão que tivera e o que lhe fora pedido,foi ele próprio,com muita gente,observar o local.Encontraram uma caverna espaçosa em forma de templo,cavada na rocha,com uma fenda natural na abóbada,de onde jorrava a luz que a iluminava. Nada mais era preciso que por um altar-mor para celebrar os Divinos Mistérios.Levantado o altar,o Bispo consagrou-o.Todos os povos vizinhos acudiram para a cerimônia cheios de alegria e a festa durou vários dias.
Nunca mais até hoje se deixou de celebrar ali a Santa Missa,como também os outros ofícios litúrgicos,e DEUS consagra este lugar através dos séculos,com graças e milagres de toda espécie,em favor dos que lá acorrem,doentes de corpo e alma,mostrando quanto Lhe é grata a devoção em honra do glorioso Arcanjo São Miguel que defendeu,quando da revolta de Lúcifer,a fidelidade do DEUS Uno e Trino,soltando este grito:AMIGOS,QUEM É COMO DEUS?
O Santuário do glorioso Arcanjo na gruta do Monte Gargano é considerado um dos mais célebres e devotos de todo o mundo.A Igreja,para atestar este fato histórico,marcou para o calendário litúrgico universal a Festa Comemorativa desta aparição, no dia 08 de maio. Esta festa foi obrigatória para toda a Igreja até a nova reforma litúrgica do Concílio Vaticano II.
Atualmente,só é obrigatória na diocese de origem e em alguns calendários particulares.
O Monte Gargano onde está este santuário,fica perto do Convento de Nossa Senhora da Graça,onde viveu e morreu o célebre e estigmatizado Padre Pio de Pietrelcina,falecido em odor de santidade e já canonizado.
____________________________________
Fonte:São Miguel,Príncipe dos Exércitos Celestes