Em união com todos os Santos Anjos

"Sanctus, Sanctus, Sanctus. Dóminus, Deus Sábaoth Pleni sunt caeli et terra Glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus, qui venit In nómine Dómini, Hosánna in excélsis.

Blog Santo Anjo da Guarda

sábado, 31 de agosto de 2013

A Pequena Flor e os Santos Anjos


Santa Teresa de Lisieux acarinhava uma especial devoção aos Santos Anjos.
 Como isso se encaixa bem em seu pequeno caminho para nosso Senhor, associado pequenez com a presença e o cuidado dos Santos Anjos: "Veja que você não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo, os seus anjos nos céus sempre veem a face de meu Pai que está nos Céus ".
 (Mt 18,10) 

Quando olhamos para ver o que a Pequena Flor diz sobre os Santos Anjos, não esperamos um tratado pesado, mas sim um medley de canções oriundas de seu coração. Desde sua infância, eles formaram uma parte de sua experiência e do ambiente espiritual.
Como uma criança de nove anos, antes de sua Primeira Comunhão, Santa Teresa consagrou-se aos Santos Anjos como membro da "Associação dos Santos Anjos", com as palavras: "Eu solenemente consagro-me ao seu serviço. Prometo, na presença de Deus, da Virgem Maria e aos meus companheiros, ser fiel e aplicar-me a imitar as suas virtudes, principalmente o seu fervor, sua humildade, sua obediência e sua pureza. " Já como um aspirante tinha prometido: "para homenagear com uma especial devoção a santos Anjos e Maria, sua Rainha agosto .... vou trabalhar com todas as minhas forças para corrigir meus defeitos e adquirir virtudes, para cumprir todos os meus deveres como aluno e como um cristão. "

Os membros da associação também promoviam uma devoção especial ao Anjo da Guarda, a quem orou: "Anjo de Deus, príncipe celestial, vigilante guardião, guia fiel, pastor caridoso, me alegro que Deus o criou com tantas perfeições, que Ele santificados através da Sua graça e que Ele coroou-o com glória por ter perseverado em seu serviço. Que Deus seja louvado por todas as muitas coisas boas que Ele tem feito por mim! Que tu mesmo seja abençoado por tudo de bom que faz para mim e meus companheiros. Eu entrego a ti o meu corpo, minha alma, minha memória, a minha inteligência, minha imaginação e minha vontade. Governa me, ilumina-me, purifica-me e dispõe de mim segundo a tua boa vontade.(Manuel de l'Association des Saints Anges, Tournai) .

O simples fato de que só o futuro doutor da Igreja fez esta consagração e disse que essas orações como uma criança não, é claro, torná-lo parte de sua doutrina espiritual madura. No entanto, em sua maturidade, ela não só lembra dessas consagrações com aprovação alegre, mas recomenda-se aos anjos em diferentes formas - como veremos.
Isso, faz testemunho da importância que ela anexado a este vínculo com os santos anjos, em A História de uma alma, ela escreve: "Quase imediatamente após a minha entrada na Abadia, fui recebida na Associação dos Santos Anjos. Eu amei as práticas piedosas impostas, como eu tinha uma atração muito especial para orar ao bem-aventurado espíritos do céu, especialmente para aquele que Deus deu a mim como companheiro do meu exílio " (História, cap. IV, 40v °) .

O Anjo da Guarda


A Pequena Flor cresceu em uma família com termos familiares com os Anjos. Seus pais falavam espontaneamente deles em circunstâncias variadas (cf. História I, 5ro; Letters = LT 120) . E Pauline, sua irmã mais velha, assegurava-lhe diariamente que os Anjos estavam ali para vigiar e protegê-la (cf. Story, II, 18vo) .

Em sua peça, A Fuga para o Egito, ela descreve aspectos importantes da missão do Anjo da Guarda. Há a Santíssima Virgem diz Susanna, a esposa de um bandido e a mãe das Dimas infantis, doentes com lepra. "Desde o seu nascimento, Dimas foi sempre acompanhado por um mensageiro celeste e este mensageiro nunca vai deixá-lo como ele, você também tem um anjo encarregado de guardá-la dia e noite, é ele quem inspira os bons pensamentos e ações virtuosas que você conseguir. "
Susanna responde: "Eu garanto que ninguém além de você mesmo já me inspirou com bons pensamentos e que eu ainda não vi o mensageiro que você fala.  Maria responde: "Você ainda não viu, eu sei disso, porque o anjo que está ao seu lado é invisível, no entanto ele é tão realmente presente como eu sou É graças a suas inspirações celestiais que você sentiu o desejo de saber. Deus e vê-lo se aproximar de você. Todos os dias do seu exílio terrestre essas coisas permanecerão mistérios para você, mas quando chegar a hora você vai ver o Filho de Deus descendo sobre as nuvens do céu, acompanhado por todas as Suas legiões de Anjos " (Ato I, Cena 5) .
 Desta forma Teresinha nos dá a entender que Dimas 'acompanhou por toda a grosso e fino de sua vida criminosa e, finalmente, ajudou a reconhecer a divindade de Cristo na Cruz e despertou seu desejo de Deus, ajudando-o a roubar o céu e tornar-se o Bom Ladrão.

Na vida real, a Pequena Flor incentivou a irmã Céline viver santamente e abandonar apelando à presença de seu Anjo da Guarda: "Jesus colocou perto de você um anjo do céu que está sempre cuidando de você, ele te leva em suas mãos para que o seu pé não bata contra uma pedra. Você não pode vê-lo, e ainda assim, ele é o único que há vinte e cinco anos tem preservado a sua alma, que manteve a sua brancura virginal, ele é o único que remove-lhe as ocasiões de pecado .. .. Seu Anjo da Guarda está cobrindo-o com as asas, e Jesus, a pureza das virgens, repousa em seu coração Você não vê seus tesouros;.. Jesus está dormindo e o Anjo continua em seu misterioso silêncio. No entanto, eles estão lá com Maria, que está escondida também sob o véu! ... "(LT 161 1894/04/26) .

Em um plano pessoal, ela procurou a orientação de seu Anjo da Guarda:.. "Meu santo anjo da guarda, me cubra com o seu asa / Com seu fogo de luz a estrada que eu estou tomando / Vem dirigir meus passos ... me ajudar, eu chamo em cima de você / Só por hoje ". (Poemas = PN 5, 12) , e proteção, para não cair em pecado: "Ó meu Santo Anjo da Guarda Cubra-me sempre com as suas asas de modo que eu nunca pode ter a infelicidade de ofender a Jesus! . " (orações Pri = 5, 7) .
Confiantes na sua amizade íntima com seu Anjo, Teresa não hesitou em pedir favores específicos a ele. Por exemplo, para o tio de luto pela morte de um amigo, ela escreveu: "Coloco-me nas mãos do meu bom anjo, eu acho que um mensageiro do céu irá realizar a minha mensagem, eu estou mandando-o para o meu querido tio para derramar alguma consolação em seu coração na medida em que a nossa alma pode contê-lo neste vale de exílio .... " (LT 59 1888/08/22) . De forma semelhante, ela poderia enviar o seu Anjo para participar na Missa, seu irmão espiritual, Pe.. Roulland, missionário na China, estaria oferecendo para ela: "No dia 25 de dezembro eu não deixarei de enviar o meu Anjo para que ele possa colocar as minhas intenções junto ao host que será consagrado por ti." (LT 201 9/1 / 1896) .

Esta mediação de nossas orações se articula de maneira mais formal em sua peça, A Missão de Joana d'Arc; Santos. Catherine e Marguerite Joan dizer: "Criança encantadora, nossa doce companheira, a sua voz tão pura subiu ao Céu O Anjo da Guarda, que sempre acompanha você apresentou os seus desejos para o Deus eterno.". (Cena 5) . Tobias não tinha certeza de São Raphael: "Quando você orou, ... eu ofereci a sua oração ao Senhor!" (Tob 12,12)
De Deus o anjo traz luz e graça, em uma palavra uma bênção. Assim, Stª Margarida garante a Joana, "com Michael, o grande Arcanjo, vamos voltar a te abençoar" (A Missão de Joana d'Arc, Cena 8) . Esta bênção será uma fonte de força e perseverança.

São Michael explica Joana d'Arc: "Você tem que lutar para poder conquistar a vitória!" (Cena 10) . E combater, Joana fez, puxando-a coragem de sua fé em Deus com toda a humildade.
Quando a hora de sua morte chegou, porém, Joana ficou inicialmente revoltada por ter sido traída. Mas São Gabriel veio e mostrou-lhe que, sofrendo a morte por traição, ela seria mais intimamente associada a Cristo, que também foi traído. Joana responde: "O belo anjo Sua voz é doce Sinto a esperança renascer em meu coração, quando fala comigo dos sofrimentos de Jesus! ..." (O Combate e vitória de Joana d'Arc, Cena 5) . Pensamentos semelhantes devem ter sofrido Teresinha do rosto de Jesus em seus julgamentos amargos no final de sua vida.

União com os Anjos

Teresa não procurou visões nem consolações: "Você vai lembrar que é" meu jeitinho "para não ver nada, Você sabe muito bem, eu já disse tantas vezes a Deus, aos anjos e aos santos. Meu desejo é não vê-los aqui na terra ... " (caderno amarelo da Madre Agnes = CJ, 1897/06/04) . "... Eu nunca quis nenhuma visão. Nós não podemos ver aqui na terra, o céu, os anjos, etc; assim como eles são. Prefiro esperar até depois da minha morte" (ibid, 1897/08/05) .

Em vez disso, ela procurou sua ajuda eficaz para a santidade. Em sua parábola sobre o passarinho, ela clama a Cristo:

 "Ó Jesus, seu passarinho está feliz por estar fraca e pouco ... ela não se sente desolado, e o pequeno coração está em paz e começa mais uma vez um trabalho de amar. Ele apela aos Anjos e Santos que se elevam como águias antes do fogo consumidor, e uma vez que este é o objeto de desejo do pequeno pássaro as águias ter pena dele, protegendo e defendendo-a, e pondo em fuga, ao mesmo tempo, o abutres que querem devorá-lo. " (História, IX, 5ro-5vo) .
Com relação à Sagrada Comunhão, ela pensou que não estranho estar muitas vezes sem consolo. "Eu não posso dizer que freqüentemente recebem consolações ao fazer minhas ações de graças depois da Missa, talvez seja o momento em que eu receber o mínimo No entanto, eu acho isso muito compreensível, já que eu me ofereci a Jesus não como um desejoso de sua própria. consolação em sua visita, mas simplesmente para agradá-Lo, que está dando a Si mesmo para mim. "
Como ela se preparar para a vinda de nosso Senhor? Ela continua: "Imagino minha alma como um pedaço de terra e peço a Santíssima Virgem para retirar dela qualquer lixo que a impediria de ser livre, então eu pedir-lhe para criar uma enorme tenda digna do Céu, adornando-a com sua própria joia e, finalmente, eu convido todos os Anjos e Santos para vir e realizar um magnífico concerto lá. Parece-me que, quando Jesus desce em meu coração Ele se contenta em encontrar-se tão bem recebido e eu também. " (História, VIII , 79vo-80ro) .

Os anjos também deliciam-se com este banquete que nos faz "seu irmão", como tem Teresa, Santa Cecília explicar para seu esposo convertido, Valerian:. "Você deve ir sentar-se no banquete da vida / Para receber Jesus, o Pão do Céu / Então o Serafim vai chamá-lo de seu irmão, / e vendo em seu coração o trono de seu Deus, ele / ela terá que deixar margens da terra. / Você vai ver a morada deste espírito de fogo " (PN 3 Santa Cecília, ll.67- 72).

Ainda assim, a mera ajuda dos Anjos por si só não foi suficiente para a Pequena Flor, que queria sua amizade e uma participação íntima na intensidade de seu amor a Deus, na verdade, ela desejava que adotá-la como sua própria. Por isso, sua oração audaciosa: "Ó Jesus, eu sei que, o amor é reembolsado pelo amor sozinho, e então eu procurei e encontrei o caminho para consolar meu coração, dando-lhe amor para o amor .... Lembrando a oração de Eliseu a seu Pai Elias, quando ele se atreveu a pedir-lhe o seu espírito duplo, me apresentei diante dos anjos e santos, e eu disse a eles: 'Eu sou a menor das criaturas, conheço minha miséria e minha fraqueza, mas sei também o quanto nobre e corações generosos gostam de fazer o bem. Peço-lhe, então, benditos habitantes do céu, peço-lhe que me adote como seu filho. Para você só vai ser a glória que você vai me fazer o mérito, mas se dignou a responder à minha oração. Ele é ousado, eu sei, no entanto, atrevo-me a pedir-lhe para obter para mim seu amor em dobro'" (História, Ms B. 4ro) .True to the Way Litte - Teresa procurou não glória, mas somente o amor:

 "O coração de uma criança não busca riquezas e glória [até mesmo a glória do céu] Ela entende que essa glória pertence por direito de seus irmãos, os Anjos e Santos. Sua própria glória será a glória refletida, que brilha na da sua mãe [a Igreja] testa que esta criança pede é amor Ela sabe apenas uma coisa:.. amar-te, ó Jesus " (ibid.) .

Mas uma vez que ela chega ao céu, contemplar a Deus para o conteúdo do seu coração. Para a sugestão de que ela estaria classificada entre os Serafins, ela respondeu, e em tom de gozação: "Ah, mas se eu for entre os Serafins, não vou fazer o que fazem todos eles se cobrem com suas asas diante de Deus;! Eu terei muito cuidado para não cobrir-me com as minhas asas " (CJ, 1897/09/24) .
Teresa, além de aproveitar-se da intercessão dos Anjos e assistência disposto, foi tão longe como a alegação de sua santidade, de modo a crescer mesmo sozinha. Em sua oblação à Divina Misericórdia, reza: "Eu ofereço-lhe todos os méritos dos Santos (no céu e na terra), seus atos de amor e dos Santos Anjos Finalmente, ofereço-Vos, ó Santíssima Trindade,. amor e os méritos da Bem-aventurada Virgem minha Mãe querida. É para ela que eu abandono minha oferta, suplicando-lhe para apresentar a você. " (Pri 6) . Ela semelhante implorou seu anjo da guarda:. "O Anjo Feira da Pátria, / dai-me o vosso santo fervor / Eu não tenho nada, mas os meus sacrifícios / e minha pobreza austera / Com suas delícias celestiais, / oferecê-los à Trindade. (PN 46 , 4 Para meu anjo da guarda) .

Em sua própria consagração religiosa a Deus Teresa também sentiu uma profunda união com os santos anjos. "A castidade torna-me a irmã dos Anjos, / dos Espíritos puros, vitoriosos." (PN 48, 3 Minhas armas) .Ela encorajou-noviça, Irmã Maria da Trindade, com os versos: "Senhor, se você valorizar a pureza do anjo, / De que espírito do fogo que nada os céus azuis, / Você também não ama, elevando-se acima do lodo, / o lírio que Seu amor soube manter puro? / Meu Deus, se o anjo com asas / Quem aparece antes está feliz, / Minha alegria mesmo aqui embaixo é como o seu, / Desde que tenho o tesouro da virgindade ! ... " (PN 53, 4 por Sr. M. da Trindade) .

Por sua vez, estima o Anjo para as almas consagradas, concentra-se mais sobre as almas em especiais relação esponsal desfrutar com Cristo (e em que cada alma pode compartilhar): "Hoje, os Anjos inveja de você / Eles gostariam de desfrutar da felicidade / Que você possui, O Marie / Como esposa do Senhor. (PN 10, 9 Pastora Rainha;.. cf PN 43, 12 Profissão de Irmã M. Madeleine) .

© 2008 Ordem da Santa Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santo Anjo da Guarda nossa companhia.