Nos domingos de Advento, é de costume que as famílias vejam nas Igrejas as belas e tradicionais Coroa do Advento. Cada família, porém, pode produzir a sua própria coroa e levá-la no primeiro Domingo do Advento à Igreja, ou nas Vésperas, para que o Padre a abençoe. Há uma benção própria para a Cora do Advento no ritual de bençãos da Igreja.
Em casa a Coroa poderia ficar sobre a mesa onde a família faz a refeição. Trata-se de uma “liturgia” familiar que se realiza de um modo muito simples. Todos se colocam em volta da coroa, se acende a vela que corresponde a semana em questão (cada semana se acende uma outra vela, de modo que na primeira semana se acende só uma e mesma vela, na segunda semana a vela da primeira semana mais uma para a segunda semana e assim sucessivamente até que as quatros velas sejam acesas durante a quarta semana), e isso, se possível, acompanhando com um canto próprio de Advento.
Se pode também ler uma passagem da Bíblia, própria do tempo do Advento e fazer algumas meditação sobre o texto lido (ou explicar para as crianças o sentido do Advento, da renúncia como preparação para o Natal, etc).
Sugestões:
a) Se recomenda fazer a coroa de Advento em família, aproveitando a ocasião para ensinar as crianças o sentido e o significado do e Natal e a sua preparação.
b) A coroa deverá estar em um lugar privilegiado da casa, de preferência onde seja facilmente visível a todos, recordando assim a vinda cada vez mais próxima do Senhor Jesus e a importância de preparar-se bem para este momento.
c) É conveniênte fixar um horário onde toda a família esteja reunida para se acender a coroa de Advento de manera tal que seja uma ocasião familiar e ordenada, com a participação consciente de todos.
d) Se recomenda repartir as funções de cada membro da família. Um pode ser o que acende a vela, outro o que lê a passagem bíblica, outro que faz algumas preces, outro que faz algum comentario... em fim, a idéia é que todos possam participar e que seja uma ocasião de encontro familiar.
As quatro velas indicam as quatro semanas do Tempo do Advento, e têm ainda muitos outros significados que podem ser: as quatro fases da História da Salvação preparando a vinda do Salvador, os quatro pontos cardeais da Cruz de Cristo, o Sol da salvação, que ilumina o mundo envolto em trevas.
Existem diferentes tradições sobre os significados das velas. Uma bastante difundida:
A primeira vela é do profeta;
A segunda vela é de Belém;
A terceira vela é dos pastores;
A quarta vela é dos anjos.
A coroa tem a forma de círculo, símbolo da eternidade, da unidade, do tempo que não tem início nem fim, de Cristo, Senhor do tempo e da história. O círculo indica o sol no seu ciclo anual, sua plenitude sem jamais se esgotar, gerando a vida. Para os cristãos este sol é símbolo de Cristo.
Desde a Antiguidade, a coroa é símbolo de vitória e do prêmio pela vitória. Lembremos a coroa de louros, a coroa de ramos de oliveira, com a qual são coroados os atletas vitoriosos nos jogos olímpicos.
Os ramos verdes que enfeitam o círculo costumam ser de cipreste. É um símbolo nórdico, pois estes não perdem as folhas no inverno. É, pois, sinal de persistência, de esperança, de imortalidade, de vitória sobre a morte.
Fonte:
http://www.salvemaliturgia.com/2010/12/coroa-do-advento.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Santo Anjo da Guarda nossa companhia.