Evangelho (Lc 1,57-66)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. No oitavo dia foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse.
Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Zacarias e São Gabriel
Zacarias, o sacerdote entra no santuário para oferecer incenso diante de Deus. Então, São Gabriel aparece para ele e anuncia o cumprimento de suas orações, o nascimento de um filho, o precursor, que deve preparar o caminho para o "Cordeiro de Deus". É a mensagem divina que Gabriel proclama. Em toda a Escritura as teofanias de Deus foram sempre acompanhados por anjos, e realmente era, através da mediação angélica (ver Isaías, Moisés, Daniel, Ezequiel, Elias, Gideão, Abraão, etc). Como São Tomás de Aquino aponta, todas as aparições angélicas levam a uma preparação para a aparição final em que o próprio Deus.
Zacarias orou e orou - agora sua oração é ouvida - e ele ainda duvidou da palavra de Gabriel. Quão débil é a oração do homem, como trêmula é nossa fé! Graças a Deus que o homem tem orado e ansiando pela vinda do Redentor. Era o anjo que orou: "Ó Senhor dos Exércitos, até quando te não tem compaixão de Jerusalém e das cidades de Judá a qual tu foste indignação tinha esses 70 anos?" (Zc 1, 12) Foi o que Querubins orado e adorado dia e noite na placa propiciatório esperando, implorando e esperando a vinda do Cordeiro. Foi um anjo que disse: Eu é que "trouxe uma lembrança de suas orações antes de o Santo, ... que apresentam as orações dos santos e entrou na presença do Santo" (Tob. 12, 12.15) . No céu, um anjo oferece-se as orações de todos os santos sobre o altar de ouro diante do trono de Deus (Ap 8,3) .
Os anjos são os primeiros adoradores e intercessores diante do trono de DEUS. É por isso que a Igreja deseja ter nossas vozes unidas com a deles em seu hino interminável de louvor: "Santo, Santo, Santo, Senhor Deus dos Exércitos, .... Bendito o que vem em nome do Senhor."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Santo Anjo da Guarda nossa companhia.