Em toda a realidade existe uma hierarquia: p. ex. uma hierarquia dos seres (mundo inorgânico, orgânico, vivente, racional e puramente espiritual), uma hierarquia na sociedade e na família, na Igreja e no Estado e assim também entre os Anjos.
O Beato Papa J. Paulo II afirma que os Anjos “deixam-se agrupar segundo ordens e degraus, segundo a medida da sua perfeição e segundo as tarefas a eles confiadas” (1), mas não se decide por uma determinada hierarquia. A incerteza sobre a ordem dos coros é causada por haver duas listas de quatro coros com ordens diferentes, uma na carta de São Paulo aos Efésios (1, 21) e outra na carta aos Colossenses (1, 16).
Em geral, pode-se dizer que na Tradição católica há uma unanimidade de referência aos coros 1 a 4 e aos últimos dois coros (8 e 9):
1 - Serafins (aqueles que têm um amor ardente para com Deus; cf. Is 6, 2.6);
2 - Querubins (aqueles que têm o cume da sabedoria; cf. Gn 3, 24; Ex 25, 18; Sl 98, 1 e os Seres Vivos, Ez 10, 20);
3 - Tronos (aqueles com santo temor e prontidão para com Deus; cf. Cl 1, 16);
4 - Dominações (aqueles ordenam e governam por meio de súditos; cf. Cl 1, 16);
Entre os Coros 5-7 encontramos diferentes listas e diferentes defensores. Por exemplo:
S. Bernardo S. Gregório Magno Dionísio
S. Vincente Palotti Sta. Hildegarda S. Boaventura
v
5 – Potestades (defensores) - Principados - Virtudes
6 – Principados (administradores) - Potestades - Potestades
7 – Virtudes (taumaturgos) - Virtudes - Principados
8 - Arcanjos (aqueles com mensagens de grande importância; cf. Jd 9) e
9 - Anjos (aqueles com mensagens para a vida ordinária dos homens; cf. Rm 8, 38).
Quanto aos coros 5 até 7 (cf. Cl 1, 16 e Ef 1, 21) existem várias opiniões:
São Boaventura caracteriza as tarefas dos nove coros com as seguintes palavras-chave:
Unção - Revelação - Acessão
Governo - Fortalecimento - Ordem
Guia - Ditado - Anunciação (2).
__________________________
1. Felipe Aquino, Os Anjos. Com as 7 Catequeses do Papa João Paulo II sobre os Anjos, Editora Cléofas, Lorena 2004 - (Catequese de 6 de agosto de 1986, nº 3).
2. Cf. Itinerarium mentis, IV, 4; acessão indica o ato de aceder ou consentir. Para a questão toda, veja S. Tomás, S.Th. I, 108; Macintyre, 243-255.
Fonte: Opus Sanctorum Angelorum
Fonte: Opus Sanctorum Angelorum
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