Em união com todos os Santos Anjos

"Sanctus, Sanctus, Sanctus. Dóminus, Deus Sábaoth Pleni sunt caeli et terra Glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus, qui venit In nómine Dómini, Hosánna in excélsis.

Blog Santo Anjo da Guarda

domingo, 19 de janeiro de 2014

OS ANJOS NA VIDA DA IGREJA




A Igreja, que em seus primórdios foi guardada e defendida pelo ministério dos Anjos (1) e que constantemente experimenta a sua "ajuda misteriosa e poderosa" (2), venera esses espíritos celestes e, confiante, solicita a intercessão dos mesmos.


Durante o Ano litúrgico, a Igreja comemora a participação dos Anjos nos eventos da salvação [Assim, por exemplo, na própria solenidade máxima, a Páscoa, e nas solenidades da Anunciação (25 de março), do Natal (25 de dezembro), da Ascensão, da Imaculada Conceição (8 de dezembro), da Assunção (15 de agosto) e de Todos os Santos (12 de novembro)], e celebra a memória deles em alguns dias particulares: em 29 de setembro a dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael; em 2 de outubro a dos Anjos da Guarda; a eles dedica uma Missa votiva, cujo prefácio proclama que "a glória de Deus resplandece nos Anjos" (3); 

Na celebração dos divinos mistérios se associa ao canto dos Anjos para proclamar a glória do Deus três vezes santo (cf. Is 6,3) (4) e invoca a assistência deles para que a oferta eucarística "seja levada ao altar do céu, diante da [...] majestade divina" (5); na presença deles celebra o oficio de louvor (cf. Sl 137,I) (6); confia ao ministério dos Anjos as orações dos fiéis (cf. Ap 5,8; 8,3), a dor dos penitentes (7), a defesa dos inocentes contra os assaltos do Maligno (8);

Implora a Deus para que envie, no final do dia, os seus Anjos a fim de guardar na paz os que oram (9); ora para que os espíritos celestes venham socorrer os agonizantes (10) e, no rito das exéquias, suplica para que os Anjos acompanhem até o paraíso a alma do defunto (11) e guardem o seu sepulcro.

DIRETÓRIO SOBRE PIEDADE POPULAR E LITURGIA, 215

_________________________________
1. cf. At 5,17-20; 12,6-11
2. CICat., 334
3. MISSAL ROMANO, Prefácio dos Anjos
4. Cf. MISSAL ROMANO,Oração Eucarística, Santo
5. MISSAL ROMANO, Oração Eucarística I, Nós vos suplicamos
6. S. BENEDITO, Regula, 19,5: CSEL 75, Vindobonae, 1960, p. 75
7. Cf. RITUAL ROMANO, Ritual da Penitência, São Paulo, Ave Maria, 1999, 54
8. Cf. LITURGIA DAS HORAS, 2 de outubro, memória dos Santos Anjos da Guarda, Vésperas, Hino "Aos anjos cantemos, que guardem a todos"
9. Cf. LITURGIA DAS HORAS, Completas depois das II Vésperas dos Domingos e Solenidades, Oração "Visitai, Senhor, esta casa"
10. Cf. RITUAL ROMANO, Ritual da unção dos enfermos e sua assistência pastoral, cit., 147
11. Cf. RITUAL ROMANO, Ritual de Exéquias, São Paulo, Paulinas, 1971, 50

Fonte: Opus Sanctorum Angelorum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santo Anjo da Guarda nossa companhia.