Com muita alegria, celebramos hoje Nossa SENHORA do Rosário.
Esta festa foi instituída pelo Papa Pio V em 1571, quando celebrou-se a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Nesta batalha os cristãos católicos, em meio a recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos vencendo-os em combate.
"O Rosário da VIRGEM MARIA que ao sopro do ESPÍRITO DE DEUS se foi formando gradualmente no segundo Milênio, é oração amada por numerosos Santos e estimulada pelo Magistério. Na sua simplicidade e profundidade, permanece, mesmo no terceiro Milênio recém iniciado, uma oração de grande significado e destinada a produzir frutos de santidade. Ela enquadra-se perfeitamente no caminho espiritual de um cristianismo que, passados dois mil anos, nada perdeu do seu frescor original, e sente-se impulsionado pelo ESPIRITO DE DEUS a « fazer-se ao largo » (duc in altum!) para reafirmar, melhor « gritar » CRISTO ao mundo como SENHOR e Salvador, como « Caminho, Verdade e Vida » (Jo 14, 6), como « o fim da história humana, o ponto para onde tendem os desejos da história e da civilização »."
(Trecho da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae - São João Paulo II).
A devoção a Oração do Santo Rosário é muito antiga. Teve origem com os Monges irlandeses no século VIII, que recitavam os 150 Salmos. Como os leigos não sabiam ler, os monges ensinaram a rezar 150 Pai Nossos, que mais tarde foram substituídos por 150 Ave Marias. Assim, a devoção, começou a se espalhar pelo mundo.
Em muitas aparições de MARIA SANTÍSSIMA pede, ensina e reza junto, a oração do Rosário, como em Lourdes e Fátima.
Cada Ave MARIA é uma rosa que oferecemos à MÃE, com muito carinho e esperança e também somos convidados a meditar com devoção os Mistérios da Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição de CRISTO, Nosso SENHOR.
Ao celebrar 24 anos de pontificado (16/10/02), o Santo Papa João Paulo II assinou a carta apostólica "Rosarium Virginis Mariae" (citada acima) em que acrescentou ao Rosário, os cinco Mistérios da Luz, inspirados na vida pública de Jesus. O Papa fixou o período entre outubro de 2002 a outubro de 2003 como o ano do Rosário e ainda com muita devoção, duas semanas após sua eleição para a Sé de Pedro, quase numa confidência, nos revelou:
“O Rosário é a minha oração predileta. Oração maravilhosa! Maravilhosa na simplicidade e na profundidade. [...]”
São muitos os benefícios desta abençoada devoção! Com nossos Santos Anjos, agradeçamos a DEUS pelos mistérios insondáveis do Amor de CRISTO que contemplamos em cada “conta” de nossos Rosários e ofereçamos a NOSSA SENHORA este lindo Presente... as pequenas rosas de nossos corações de filhos e filhas que a amam.
NOSSA SENHORA do Rosário, rogai por nós
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Santo Anjo da Guarda nossa companhia.