Em união com todos os Santos Anjos

"Sanctus, Sanctus, Sanctus. Dóminus, Deus Sábaoth Pleni sunt caeli et terra Glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus, qui venit In nómine Dómini, Hosánna in excélsis.

Blog Santo Anjo da Guarda

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Com o Anjo no dia a dia

Tobias 5,1-20.



Preparativos de viagem. 
1 Então Tobias respondeu a seu pai Tobit: "Pai, farei tudo o que me ordenaste. 
2 Mas como poderei recuperar esse dinheiro, se esse homem não me conhece, nem eu a ele? Que sinal dar-lhe para que me reconheça, confie em mim e me entregue o dinheiro? Além disso, não conheço os caminhos para ir à Média!" 
3 Então Tobit respondeu ao filho Tobias: "Ele assinou uma cautela, e eu a endossei, dividi-a em duas partes, para que cada um de nós ficasse com uma metade e deixei a dele junto com o dinheiro. E lá se vão vinte anos que eu deixei este dinheiro em depósito! Agora, meu filho, procura uma pessoa de confiança para que te acompanhe: nós lhe pagaremos um salário até que voltes. Vai pois retirar esse dinheiro em casa de Gabael". 
4 Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar até a Média e conhecesse bem o caminho. Ao sair, deu com o anjo Rafael em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus. 
5 Disse-lhe: "Amigo, donde és?" Disse-lhe o anjo: "Eu sou um filho de Israel, um dos teus irmãos, e vim em busca de trabalho". Tobias disse-lhe: "Conheces o caminho para ir à Média?" 
6 O anjo disse-lhe: "Sim, tenho ido lá com grande freqüência, conheço de cor todos os caminhos. Fui à Média muitas vezes e hospedava-me em casa de Gabael, nosso irmão, que mora em Rages da Média. De Ecbátana a Rages, há dois dias de caminho normal, pois são duas cidades situadas nas montanhas ". 
7 Tobias disse-lhe: "Aguarda, meu amigo, enquanto vou avisar o meu pai, pois preciso que venhas comigo, eu te pagarei o teu salário". 
8 O outro disse: "Está bem, fico aqui, mas não demores". 
9 Tobias voltou para avisar o pai Tobit e lhe disse: "Eis que encontrei alguém; é um dos nossos irmãos, os filhos de Israel". Tobit disse-lhe: "Chama-o, para que eu saiba de que clã e de que tribo ele é e se podemos confiar nele para acompanhar-te, filho". 
10 Tobias saiu para chamá-lo e lhe disse: "Amigo, meu pai te chama". O anjo entrou na casa, e Tobit o saudou por primeiro. O outro respondeu: "Faço votos de que tenhas felicidade em abundância". Tobit respondeu: "Que felicidade posso eu ainda ter? Sou um homem privado da visão, não vejo mais a luz do céu, estou sepultado nas trevas como os mortos que não contemplam mais a luz. Embora vivo, habito entre os mortos; ouço a voz das pessoas, mas não as vejo". O anjo disse-lhe: "Coragem, Deus não tardará em curar-te, coragem". Disse-lhe Tobit: "Meu filho pretende ir à Média. Poderias viajar com ele e servir-lhe de guia? Pagar-te-ei o teu salário, irmão". Ele disse-lhe: "Estou à disposição para acompanhá-lo, conheço todos os caminhos, tenho ido muitas vezes à Média, percorri todas as suas planícies e montanhas e sei todos os seus caminhos". 
11 Tobit disse-lhe: "Irmão, de que família és tu e de que tribo? Informa-me, irmão". 
12 O outro disse: "Que te importa a minha tribo?" Tobit disse-lhe: "Na verdade eu quero saber, irmão, de quem és filho e qual o teu nome". 
13 Ele respondeu-lhe: "Eu sou Azarias, filho do grande Ananias, um dos teus irmãos". 
14 Tobit disse-lhe: "Sê bem-vindo, irmão. Não me queiras mal, irmão, por ter querido saber a verdade sobre tua família. Acontece que és um irmão e de excelente origem. Eu conhecia bem Ananias e Natan, os dois filhos de Semelias, o grande. Eles iam comigo a Jerusalém e lá adoravam comigo. Eles não se transviaram. Teus irmãos são pessoas de bem,(tu és de boa estirpe. Desejo-te um bom dia". 
15 E prosseguiu:S"Eu te dou um salário de uma dracma por dia, e, quanto ao teu sustento, o mesmo que ao meu filho. 
16 Acompanha o meu filho, e acrescentarei algo mais ao teu salário ". 
17 O anjo disse: "Sim, vou acompanhá-lo, nada temas. Tudo correrá bem conosco, tanto em nossa ida como em nossa volta para junto de ti, pois o caminho é seguro". Disse-lhe Tobit: "Abençoado sejas, irmão!" A seguir, chamou o filho e disse-lhe: "Meu filho, prepara o necessário para a viagem e parte com teu irmão. Que o Deus que está no céu vos tenha lá sob sua proteção e vos traga sãos e salvos de volta para junto de mim! E que o seu anjo viaje convosco para vos guardar, meu filho!" Tobias saiu para pôr-se a caminho, beijou o pai e a mãe, e Tobit lhe disse: "Boa viagem!" 
18 A mãe pôs-se a chorar e disse a Tobit: "Por que mandaste partir o meu filho? Não é ele o bastão da nossa mão, ele que vai e vem diante de nós? 
19 Não se ajunte dinheiro a dinheiro, mas seja contado como nada, comparado com o nosso filho. 
20 O modo de vida que o Senhor nos concedeu bastava-nos perfeitamente". 

Meditando:

O Anjo está muito mais perto de nós do que pensamos.O Anjo já sabia a história de Tobias e seu Pai, 'busca uma pessoa de confiança que o acompanhe'. O Anjo sempre nos acompanha, sempre conhece bem o caminho de nossa vida; conhece bem o caminho da nossa vocação, somente com o Anjo vamos encontrar nosso caminho.
O Anjo conduziu Tobias, pois conhecia a casa de Gabael, ele nos conduz a casa de Deus por conhecer o caminho. 
Ele está constantemente na presença de Deus! 
Com o Anjo eu estou seguro, sem o Anjo tudo se torna mais difícil. É grande a falta de fé e também nos Santos Anjos e no mundo sobrenatural. Os meios tecnológicos, como por exemplo o GPS, nos mostram o caminho do mundo mas não nos mostram o caminho de Deus.
O silêncio é muito importante para estarmos unidos a Deus, o mundo nos distrai, o silêncio nos dá condição para pensar nas realidades eternas. A fé na existência dos Santos Anjos, ter a consciência de que eu preciso da ajuda dos Santos Anjos para tudo o que faço ter a glória de Deus, para que as obras tenham um efeito e graça sobrenatural. EU PRECISO DA AJUDA DO ANJO!
Como fazer do que fazemos no dia a dia uma oração? Fazendo tudo com o nosso Santo Anjo. O nosso dia a dia se torna uma oração quando eu o vivo com meu Anjo!
Aceitar a ajuda do Anjo - ESCUTAR e OBEDECER.
Importante para viver com ele, porque o Anjo me ajuda indicando o que devo fazer, ter uma atenção no que ele vai dizer e fazer, ou qual a direção.
"O Anjo tem muita paciência e disciplina e um total respeito para com Deus". CIC 350. O Anjo não olha para si, mas ele olha para Jesus; e Jesus tem muita paciência, misericórdia, por isso, o Anjo é paciente e misericordioso.
"Os Anjos cooperam em todas as boas obras que fazemos" CIC 350. Não existe boa obra para edificação das alturas sem a participação dos Santos Anjos. 

Antes de qualquer trabalho rezamos, na direção do carro rezamos, antes de qualquer coisa que façamos rezamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santo Anjo da Guarda nossa companhia.