SÃO LUDANO, peregrino - 12 de fevereiro (1202 †-França) era filho do Príncipe Hildeboldo, ele deixou a Escócia para dedicar-se ao serviço dos doentes e construir hospitais e orfanatos. Em suas peregrinações, ele viajou, Media Europa de Santiago para Roma e Jerusalém. No retorno da peregrinação a Roma, morreu, dia 12 de fevereiro de 1202 em Nordhouse, a poucos quilômetros da Igreja de São Jorge, na Alsácia, França.
Segundo a tradição, era filho do príncipe Ludano Hildebold . Ele deixou a Escócia para dedicar-se ao serviço dos hospitais e orfanatos doentes e têm construído. Em suas peregrinações, viajou pela Europa a partir de Santiago via Roma e Jerusalém.
Sua morte, conta a tradição oral, no retorno desta longa peregrinação, encontrava-se exausto debaixo de uma árvore de tília, não muito longe da aldeia Nartz (hoje Nordhouse) e morre. Um retrato do século XVIII existente no coro da igreja de San Ludano explica a lenda. Um Anjo desceu do céu e deu-lhe o Santo Viático , o corpo de Cristo ressuscitado e, em seguida, os sinos das igrejas das proximidades começaram a se mover a tocar, o sino da morte. Os moradores vieram em multidões para cercar o corpo.
Os padres das duas paróquias existentes, em Nordhouse: San Martin e San Miguel, disputaram o direito de enterrá-lo. O abade da abadia de Ebersmunster aconselhou amarrar o corpo em uma carroça puxada por um cavalo, e onde o cavalo parasse ali ficaria o túmulo. O cavalo parou em Scheerkirche às margens do rio de mesmo nome, o lugar é agora conhecido como São Lucian.
Seu túmulo tornou-se um lugar de peregrinação ainda visitado.
Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Santo Anjo da Guarda nossa companhia.