Em união com todos os Santos Anjos

"Sanctus, Sanctus, Sanctus. Dóminus, Deus Sábaoth Pleni sunt caeli et terra Glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus, qui venit In nómine Dómini, Hosánna in excélsis.

Blog Santo Anjo da Guarda

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Comemoramos o dia do amor fraterno, a instituição da Eucaristia e a instituição do sacerdócio - Quinta-feira Santa

Quinta-feira Santa - hoje, 17 de abril comemora o dia do amor fraterno, a instituição da Eucaristia e a instituição do sacerdócio.
 
O dia do amor fraterno: o dia da reunião de serviço e de caridade, demonstrado claramente na passagem do "lavagem dos pés". (João 13, 1-20), com que Jesus deu a nós, um dos mais belos ensinamentos de humildade cristã, onde todos os filhos do mesmo pai, irmãos em Cristo, devemos nos ajudar e colaborar com o outro, construindo um mundo melhor, colaborando assim seja estabelecido o Reino de Deus aqui na terra, para a sanificação e a salvação de todos os homens.
Foi uma alegria presente para se encontrar com seus amigos e tristeza pela proximidade do fim e porque os amigos dele também era o traidor; Mas apesar disso, também foi neste dia que nos deu o novo mandamento do amor: "dar-lhes que um novo mandamento: Amai uns aos outros." Assim como eu vos amei, amo você também, para os outros. "Todos reconhecerão que são meus discípulos: no amor que eles têm uns pelos outros." (João 13, 34-35).

O dia da instituição da Eucaristia: quando na última ceia deixou-nos o alimento do amor, que é o próprio corpo e seu próprio sangue. "Tome, este é o meu corpo..."Este é meu sangue, o sangue da Aliança, que é derramado por muitos". (Marcos 14, 22-24).

O dia da instituição da ordem sagrada: Jesus encomendou seus apóstolos para continuar celebrando a Eucaristia em seu nome, até o fim do mundo. Ele disse-lhes: "Fazei isto em memória de mim." 

Porque se chama Sacramento do amor?

Jesus sabia que seu tempo cegava ao fim: ia ser preso e crucificado. E embora subiria depois de três dias, só permaneceria neste mundo 40 dias, dando as últimas instruções aos seus discípulos; e então, seria equivalente ao pai: "deixou o pai e veio ao mundo. Eu agora deixo o mundo e ir para o pai. " (João 16:28.) 
E como era seu desejo  ficar de uma maneira especial, está escondido no pão e vinho. Ele já tinha dito: "Sede perfeitos como o pai celestial é perfeito". (Mateus 05:48.). 
E, como alcançar a santidade, como alcançar a perfeição no amor, sem se alimentar-do amor? Além disso, ele também disse: "Sem mim, nada posso fazer". (João 15:5.). 
E, o melhor alimento do que o próprio Cristo, todos os presentes, todo o amor, trancado na hóstia consagrada? O mesmo Deus, que se torna muito pequeno para entrar em nossos corações e como agradecimento, enche-nos com sua luz, sua força, sua misericórdia e seu amor. Não pode viver de Cristo e com Cristo, se  não tem a alma mergulhada em seu amor e divindade, se não tem a alma em Deus.
Ele se rendeu inteiramente e ainda inteiramente em cada sacrifício da missa, para nossa salvação. Ele queria que ficássemos Unidos a ele e se juntou a nós de tal forma que sejamos um como ele e o pai que são um. Que viveu em uma real comunhão - União, selado pelo amor de Deus. "
Que todos possam ser um, como tu, pai, em mim e eu em ti, que eles também sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviou. Eu, a glória que tu me deu deu, para que eles sejam um, como nós somos um -Eu neles e tu em mim - que eles sejam um, e o mundo possa saber que o Senhor me enviou, e que eu amei, como te amei. Pai justo, o mundo não O conheceu, mas eu te conheci, e reconheceram que me enviou. Dei-lhes o seu nome, e vou continuar dando-o para que o amor com que você me ama, eles e eu também estejamos neles." (João 17, 21-26).
Mas só isso, só quem crê na sua presença real neste sacramento, pode tirar proveito em agradecimento a esta comida celestial que derrama na alma de quem recebe com dignidade. 
"Feliz aqueles que creem sem ver." (João 20:29.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santo Anjo da Guarda nossa companhia.